Petrópolis, 19 de Abril de 2024.
Matérias >> Outras Instâncias de Poder
   
  Promotores comemoram a confiança da população no ministério Público.

Data: 20/12/2011

Responsável pela defesa dos direitos do cidadão e dos interesses sociais, dia 14 de Dezembro é comemorado o Dia do Ministério Público (MP). Em Petrópolis, tanto o Estadual quanto o Federal são responsáveis por atuar em importantes casos. Os promotores comemoram a confiança da população na instituição, que não tem vínculos com nenhum Poder, ou seja, nem Judiciário, Legislativo ou Executivo.

Na defesa dos interesses da sociedade, na prática, o MP propõe as medidas administrativas ou judiciais para garantir que os direitos e princípios previstos pela Constituição Federal e por outras leis sejam respeitados.

A promotora de Justiça de Investigação Penal do Ministério Público Estadual em Petrópolis, Maria de Lourdes Féo Polônio, é uma das profissionais que tem orgulho de trabalhar com esta profissão. Ela se diz privilegiada por estar onde está já que é um cargo de confiança.

            - O que nos seduz nessa profissão é a possibilidade de lutar ao lado do bem, promovendo a paz e o que é certo. A responsabilidade é muito grande. Na minha opinião, é a instituição mais importante que existe. Eu fico muito feliz de fazer parte disso, estou na Promotoria de Petrópolis desde 1994. O ministério é a defesa do cidadão, nós defendemos a sociedade – explicou ela.

No caso do Ministério Público Federal, os Procuradores da República atuam nas causas de competência do Supremo Tribunal (STF), do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), dos Tribunais Regionais Federais (TRF), dos Juízes Federais e dos Tribunais e Juízes Eleitorais, sempre que estiverem em discussão bens, serviços ou interesses da União, suas entidades autárquicas e empresas Públicas federais.

Fonte: Diário de Petrópolis, Quarta-feira, 14 de Dezembro de 2011, página 3.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS