Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> Outras Instâncias de Poder
   
  Iphan diz que instalação da decoração de Natal é irregular

Data: 03/11/2011

As bolas de natal de  LED, de 20 centímetros de diâmetro, nas cores azul, vermelho, branco e amarelo – parte da decoração da campanha Natal de Luz – que estão sendo instaladas na Praça da Liberdade e ao longo de toda a Avenida Koeler chamaram atenção do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que vai determinar que o trabalho de instalação da decoração de Natal seja suspenso até que a Prefeitura apresente o projeto e tenha a anuência do órgão federal.
“O Iphan não autorizou a instalação. Não é uma situação ilegal, mas a instalação é irregular. A decoração de Natal pode ser feita desde que o projeto seja apresentado, avaliado e receba a anuência do Iphan. Estamos encaminhando na segunda-feira à Prefeitura um ofício determinando que paralisem as instalações. Vamos solicitar que  todo o projeto de decoração de Natal seja apresentado, para que possamos avaliar se as intervenções  não causam danos ao patrimônio”, explica a diretora do escritório técnico, Érika Machado.
Ela frisa que desde o ano passado a Prefeitura tem ciência da necessidade de avaliação e autorização do Iphan para a instalação da decoração. “No ano passado, encaminhamos ofício para a Prefeitura e entramos em contato com a Fundação de Cultura e Turismo e  comunicamos oficialmente que a instalação da decoração de Natal precisa passar pela aprovação, precisa ter a anuência do Iphan. Verificamos que na época algumas instalações que podiam ser usadas pelos visitantes foram feitas sobre o gramado da Praça da Liberdade, e que esse movimento de pessoas acarretou buracos no gramado, além de problemas na rede elétrica. A prefeitura sabe que deve ter anuência do Iphan, mas eles não respeitam, por isso, a partir de segunda-feira vamos tomar as providências cabíveis”, garante a diretora do Iphan.
Assim que foram instaladas, as bolas de Natal começaram a ser alvo de críticas por parte da população. Ao longo da Avenida Koeler, os adornos colocados nas árvores recém podadas chamam atenção de quem passa e desagradam. “Como representante do Iphan, não podemos avaliar se essas bolas são bonitas ou não, nosso critério se restringe a verificar se a decoração pode ou não causar algum tipo de dano ao patrimônio. E será sob esse aspecto que o projeto será avaliado, mas precisamos que a prefeitura nos encaminhe o projeto referente a toda a decoração de Natal”, afirma Érika Machado.
Segundo a Prefeitura, serão decoradas cerca de mil árvores em 21 pontos da cidade, do Centro Histórico à Posse, totalizando 962 pontos de iluminação.
“Essa decoração ficou horrível, essas bolas não têm nada a ver com o Natal. As árvores acabaram de ser  podadas, boa parte delas ficou somente com uns cotocos de tronco. Além disso, essas cores não têm nada a ver com o Natal”, disse a aponsentada Emma Spangenberg.
Proprietário de uma clínica de estética na Koeler, o dermatologista Romualdo Twardowski também não aprovou a nova iluminação. “Ficou ridícula esta decoração. Ela vai chamar atenção para esses troncos de árvores. Elas já passaram por uma poda absurda e agora estão recebendo essas bolas, que vão chamar atenção para uma coisa que está horrível, para algo que não devia ter sido feito. Quando se pensa que já fizeram tudo para tirar a beleza da rua, eles conseguem inventar algo novo e piorar a imagem de uma das vias que já esteve entre as 10 mais bonitas do mundo”, disse o dermatologista.
Outros moradores do Centro Histórico consideraram a nova decoração uma mostra de que já passou da hora de o município contratar um paisagista. “Isso evitaria erros como esse. É importante que os administradores lembrem que estamos em uma cidade turística”, lamentou uma moradora.

 

Fonte: Tribuna de Petrópolis




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS