Petrópolis, 20 de Abril de 2024.
Matérias >> Eleições 2014
   
  A partir de hoje candidatos já podem dar inicio à propaganda eleitoral

Data: 06/07/2014

 

A partir de hoje candidatos podem dar inicio à propaganda eleitoral

Tribuna de Petrópolis, Domingo, 06 Julho 2014 08:03

 

A partir deste domingo, 6 de julho, os candidatos podem dar início à propaganda eleitoral, prevista na Lei nº 9.504/1997 (ver anexo). Com isso, 16 candidatos Petropolitanos, que buscam uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) e na Câmara dos Deputados vão disputar os votos dos 244.136 eleitores. A grande preocupação da maioria dos candidatos é reverter a insatisfação da população com os políticos, evitando desta maneira o que ocorreu no segundo turno da eleição municipal em 2012, quando 54.480 eleitores não compareceram as urnas para votar, num universo de 241.400 eleitores aptos a votar. 

 

Com a confirmação de que o Deputado Federal, Hugo Leal (PROS) será candidato à reeleição, Petrópolis terá nove candidatos disputando uma das 46 cadeiras para a bancada do Estado do Rio de Janeiro na Câmara dos Deputados. Apenas o PR sai com dois candidatos na cidade disputando a mesma vaga: o vice-prefeito, Luiz Fernando Vaz e o ex-presidente da Fundação de Cultura, Juvenil Reis. 

 

A candidata do PSB, Lilia Vogel é a única mulher concorrendo uma vaga como Deputado Federal por Petrópolis e por isso pretende levar durante a campanha as questões voltadas para a população feminina. “Apesar de ser mulher, a minha representação é para todos, mesmo defendendo questões que são próprias para população feminina, vejo que o papel do legislador é cuidar do cidadão”, afirmou. 

 

O PDT, assim como outros partidos terá apenas candidato a Deputado Federal na região e por isso, para Nelson Sabrá, sua experiência vai contribuir para um possível mandato maduro e responsável. “Já tive a oportunidade de representar Petrópolis na Constituição de 1988, criamos a Reserva do Alcobaça, em Cascatinha, atendemos os aposentados revogando o fator previdenciário a época, os proventos do salário mínimo, liberamos mais de 40 milhões de dólares do BID, a fundo perdido para obras de infraestrutura à Petrópolis, à Região Serrana e ao estado do Rio de Janeiro”, disse. 

 

Os partidos que tem apenas candidato a Deputado Federal em Petrópolis são: PSDB com Ramon Mello; PTC com Carlos Madureira; Solidariedade (SDD) com Marcelo Lessa; PR com Fernando Vaz e Juvenil Reis. Já o PSB tem dobradinha com Lilia Vogel como candidata a Deputada Federal e Jorginho do Banerj como candidato a Deputado Estadual; PSOL com Abel de Paula candidato a Deputado Federal e Alex Dias, candidato a Deputado Estadual.

 

Para algumas lideranças políticas da cidade a disputa para Deputado Estadual será mais difícil, apesar de serem apenas oito candidatos, sendo que destes, três buscam a reeleição: Bernardo Rossi (PMDB), Marcus Vinicius (PTB) e Marco Figueiredo (PROS). O vereador Jorginho do Barnej (PSB) tenta mais uma vez uma cadeira na ALERJ e para isto vem buscando apoio dentro do partido e fora do município. 

 

PCdoB pode ter dois candidatos na disputa para Deputado Estadual: o jovem Daniel Iliescu sai candidato com indicação da juventude comunista no Estado e Drica Madeira, que é uma indicação do diretório municipal. A situação mais complicada é do ex-prefeito Paulo Mustrangi, que sai candidato mais sem contar com apoio da direção local do PT, que já declarou apoio a candidatos da cidade do Rio. Para ele isto não interfere em sua candidatura, pois acredita que tem uma história no PT e conta com apoio de amigos e de lideranças petistas no Estado.

 

No universo de candidatos a Governador do Estado do RJ, o PSOL lançou como candidato o Petropolitano professor Tarcisio Motta, que disputa espaço tendo como adversários o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB), Anthony Garotinho (PT), Lindbergh Farias (PT) e Marcelo Crivella (PTP).

 

Na disputa para o Senado pelo RJ, o eleitor Petropolitano tem como candidatos o Deputado Federal, Romário (PSB), Carlos Lupi (PDT) e Cesar Maia (DEM). 

 

Para Presidente da República são dez candidatos: Luciana Genro (PSOL), Aécio Neves (PSDB), Eduardo Campos (PSB), Dilma Rousseff (PT), Pastor Everaldo (PSC), Mauro Lasi (PSB), Levi Fidelix (PRTB), José Maria Eymael (PSDC), Eduardo Jorge (PV) e José Maria de Almeida (PSTU).



Arquivos:

 Lei 9504_97 - Normas Eleitorais.doc


 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS