Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> GT-Trem: Rio/Petrópolis
   
  GT-Trem e FPP somam esforços em prol de Petrópolis

Data: 19/03/2014
Prezadas/os
 
Passaram-se cinco anos desde a criação, em 2009, de um Grupo de Trabalho (GT) com objetivo de somar esforços unindo técnicos e representantes da Sociedade organizada para  promover a volta do Trem Rio-Petrópolis. Assim nasceu o GT-Trem/COMTUR, ligado ao Conselho Municipal de Turismo de Petrópolis.
 
Apesar de reconhecermos que o GT obteve poucas, mas importantes, conquistas no processo do retorno do trem, os membros começaram a perceber um visível desinteresse do atual governo municipal em implementar o projeto, criando um clima de desconforto perante o Grupo, além de nos manter desinformados quanto ao andamento do pleito de recursos que seria encaminhado ao PAC-2 do Ministério das Cidades (conforme noticiado na imprensa local). 
 
Junte-se a isto tudo, a não implementação do Acordo de Cooperação Técnica para promover a volta do trem, acordo esse assinado em 23/03/2011 com o Governo do Estado do Rio, cuja validade expirará daqui há poucos dias e que poderia ser revalidado por mais dois anos mas, infelizmente, cremos que isso não mais acontecerá por total desinteresse das partes. 
 
Por estas - e outras razões que não cabe mencionar - os membros e entidades que participam do GT-Trem/COMTUR decidiram pelo seu desvinculamento com a Prefeitura de Petrópolis, formalizando as suas retiradas do Grupo na última reunião do COMTUR.
 
Entretanto, isso não significa o nosso rompimento com o governo municipal e nem a desistência dos membros em relação a tão importante projeto para o município. Trata-se apenas de uma reorganização interna e ampliação do escopo. 
 
Tanto assim que estamos propondo a criação de um novo grupo de trabalho, o GATMU-Grupo dos Amigos do Trem e da Mobilidade Urbana (nome provisório), cujos objetivos vão além de estimular a volta do trem, ou seja:  discutir ideias e produzir planos e projetos para melhorar a combalida (i)mobilidade urbana que convivemos todos os dias, dentro e fora do município. Esse novo GT terá o abrigo da FPP-Frente Pró Petrópolis, que levará mais essa bandeira no seu elenco de reivindicações.
 
Isto posto, pretendemos dar início à formação desse novo GT ainda na semana que vem, antes da Conferência Municipal da Cidade de Petrópolis, que vai acontecer no dia 29/03, cujo tema a todos interessa: Mobilidade Urbana (detalhes, inscrições, eixos temáticos, etc. estão no texto mais abaixo).
 
Para concluir, apreciaríamos imensamente em receber a sua manifestação de adesão, o mais rápido possível para agendarmos  logo essa primeira reunião, em data e local a serem definidos.
 
Cordiais saudações,
Antonio Pastori

 

Amigo Pastori,

 

         Do lado da FPP, e com base no princípio chave da participação: comunidade unida, consegue ser mais ouvida, damos as boas vindas aos Companheiros que se somam ao grupo que não deixa cair a peteca lá onde considera seu problema. A retaguarda do Grupo de vocês está garantida, assim na base da FPP: imensa boa vontade e recursos assim, ó...

         Sejam bem-vindos. Organizem-se como melhor lhes convier e tentem nomear um “embaixador” para vir trazer o resumo do que acontece na sua praia.

         Qualquer coisa, usem o portal Dados Municipais, do BRADO falando comigo, e da FPP com qualquer companheiro mais assíduo. E do IPGP com Paulo Martins; o IPGP é o nosso CNPJ.

         Vocês potencializam adoidado o nosso esforço. Esperamos fazer o mesmo com vocês.

         Talvez saia um asigla com astral mais alto do que GATMU, que lembra “O Grande Gatsby”. Chuto: quem sabe QUATRI, Qualidade no trânsito, acessos e trilhos para o Rio
Mas vocês que sabem. Vai ser uma boa fase.

         Forte abraço,

         Philippe Guédon




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS