Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> GT-Trem: Rio/Petrópolis
   
  INFORMATIVO AFPF

Data: 05/09/2013
Vem ai, o Museu Ferroviário Nacional
 
O Ministério dos Transportes abriu Consulta Pública destinada ao recebimento de subsídios e contribuições para o Projeto de Revitalização do Patrimônio Histórico Ferroviário, com a criação do tão esperado MFN-Museu Ferroviário Nacional, que deverá ser instalado na imponente Estação Barão de Mauá (1926) que, infelizmente, hoje está totalmente abandonada, no Centro do Rio de Janeiro.
As consultas podem ser feitas diretamente na página do Ministério (www.transportes.gov.br) até às 18h do dia 22 de setembro. Segundo o MT, o objetivo é criar condições propícias à identificação, preservação e divulgação, por diversos meios,
dos acervos museológicos, arquivísticos e bibliográficos relacionados à memória ferroviária brasileira; produzir exposições para apreciação dos acervos ferroviários; favorecer a percepção pelos visitantes da estreita relação entre o desenvolvimento do transporte ferroviário e a evolução tecnológica no setor.
 
Obs.: o consulente que visitar a página, deverá ter muita paciência, pois as informações do projeto do MFN lá disponibilizadas não estão sendo passíveis de acesso imediato. Para mais detalhes, envie um e-mail para: consultapublica@transportes.gov.br
 
 
Eventos franqueados ao público:
  • Dia 09/09, às 10h:00, palestra na AFL-Academia Ferroviária de Letras, com Ronaldo Luiz Martins, membro fundador do IHGBI -Instituto Histórico e Geográfico Baixada de Irajá, com o tema: "As Ferrovias na Baixada de Irajá “, no Auditório da Associação dos Engenheiros Ferroviários-AENFER, que fica na Av. Presidente Vargas, 1733 -6º andar, Centro, RJ/RJ. Obs: antes da palestra, haverá reunião do Grupo Fluminense de Preservação Ferro-viária-GFPF, que congrega onze entidades empenhadas na preservação ferroviária e na implantação de TTCs.
  • Dia 12/09, às 10h:00, palestra no auditório da AENFER em comemoração do 200 anos de nascimento de Irineo Evangelista de Souza, o Barão de Mauá, com o tema: ”As Origens Açorianas do Visconde de Mauá “, com Eduardo André Chaves Nedehf, Marquês de Viana, tetraneto de Mauá. Imperdível!
  • De 20 a 21 de Setembro, Seminário sobre TTCs e Memória Ferroviária, em Rio Claro/SP. Vagas limitadas.

Para informações adicionais, contate: trensturisticos.rioclaro@gmail.com, ou com João Bosco Setti, da Sociedade de Pesquisa para Memória do Trem: trem@trem.org.br ; ou escreva para Caixa Postal 3136, Rio de Janeiro, RJ, 20010-974.

Eventos pagos: 23/09/2013 – 1º. Congresso de Inovação Tecnológica na Indústria Ferroviária e Metroferroviária, na FIRJAN, Av. Graça Aranha no. 1, 4º andar, Centro, Rio de Janeiro/RJ.

Inscrições: www. citifer.org.br

 

 




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS