Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> GT-Trem: Rio/Petrópolis
   
  Sávio Neves defende a ligação do Rio de Janeiro a Petrópolis por meio de barca e trem

Data: 26/08/2014

 

 

Prezadas/os
 
Vejam quem saiu na frente na defesa da volta do Trem Rio-Petrópolis. O Sávio Neves tem um  passado de lutas pró-trem muito antes de ser candidato a Deputado Federal. 
 
Ele já trafega nessa linha há muito tempo e conhece tudo. Divulguem.
 
At// Pastori
 

Sávio Neves defende a ligação do Rio de Janeiro a Petrópolis por meio de barca e trem

3
Postado em por Sávio Neves

Rio de Janeiro e Petrópolis precisam resgatar uma das malhas ferroviárias mais lendárias e bucólicas do Brasil e a primeira do país: a Ferrovia Príncipe do Grão-Pará. Inaugurada em 19 de fevereiro de 1883, a via férrea que liga a Vila Inhomirim, em Magé, à Rua Tereza, em Petrópolis, está desativada desde 1964, privando adeptos do trem de um dos visuais mais bonitos entre a cidade e a serra.

O presidente do Conselho Empresarial de Turismo Pró-Rio, Sávio Neves vai defender em Brasília, a ligação da cidade do Rio de Janeiro a Petrópolis por meio de trem e barcas.

Petrópolis é uma cidade com grande potencial turístico e hoteleiro, mas acaba se isolando do Rio por conta do tempo de viagem que dura cerca de três horas.

Com a ligação por meio de trens o tempo de viagem será reduzido para uma hora e meia. Outro ponto positivo é que a iniciativa vai acabar com cerca de 200 ônibus e 1500 carros de passeios que circulam diariamente no treco entre as duas cidades.

A reativação da ferrovia no trecho Rio-Petrópolis cria oportunidade de negócios ao longo de todo eixo e só depende de vontade política. É uma iniciativa pública do governo do Estado que envolve as prefeituras do Rio, Magé e Petrópolis, que precisa de esforço do governo Federal para acontecer.

A ideia é desenvolver um projeto em três etapas: uma barca sairia do Rio de janeiro até Magé. De lá, um trem partiria na Estrada de Ferro Mauá com destino a Raiz da Serra, em Magé, de onde passageiros pegariam o Trem expresso Imperial para Petrópolis.

Além de mais rapidez, essa é uma forma de locomoção que somam melhorias para o turismo, transporte e meio ambiente, aquecendo a economia dos municípios beneficiados pelo projeto. Reativar esse trecho da primeira ferrovia do Brasil é muito importante para o aquecimento do turismo e da economia em geral. No âmbito comercial a ligação entre as cidades por meio de trem vai promover o desenvolvimento da região com a geração de mais emprego e renda.

 
 
-- 
Antonio Pastori - Ferroviarista & Pesquisador
 
Assine o nosso manifesto pela volta do trem a Petrópolis em:  http://www.manifestolivre.com.br/ml/assinaturas.aspx?manifesto=expresso_imperial 

 




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS