Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> Artigos
   
  OS PARTIDOS EM PETRÓPOLIS - Philippe Guédon

Data: 26/06/2019

 

OS PARTIDOS EM PETRÓPOLIS

Philippe Guédon *

 

            Respeito mas não admiro o trabalho do TSE, que muito poderia fazer pela evolução de nossos critérios eleitorais: reconhecer os avulsos, implodir o oligopólio e cartel eleitorais, reconhecer que as propostas de governo são avanço de sinal que comete, revisar os estatutos partidários e mais.

            O TSE publica a lista oficial dos endereços dos partidos. No dia 24.06, entrei na página do TSE (www.tse.jus.br) e percorri o seguinte caminho: a) partidos; b)partidos políticos; c) informações partidárias; d) partidos (todos); e) abrangência (municipal); f) UF (Rio de Janeiro); g) Município (Petrópolis). Cliquei em pesquisar e apareceu uma lista dos partidos que mantêm municipais entre nós. Para saber sobre os treze (13), há que clicar em cada sigla. A FPP e o IPGPar oferecem sorrindo.

            O TSE informa que três (3) siglas estão suspensas (*) por falta de prestação de contas: PCB, PHS e PSoL. Restam dez, reconhecida “anotadas” pela Corte. Se fôssemos julgar pelos serviços prestados ao Povo, a lista seria menor. Há uma parte que só aparece em palácios; mas sei por amigos que há siglas que existem e não estão citadas, como PT, PSC, PSDB, PRÓS... Por que ficam de fora?

            Esperando ser útil, sugiro à TRIBUNA citar os endereços dos ditos, tais como declara o TSE:

01) DC, R. Fernandes Vieira, 1738;

02) MDB, R. Henrique Raffard, 200, Bloco 01, 401;

03) PCB, Pres. Sodré, 435 (*);

04) PCdoB, Rua Henrique Dias, 269 A;

05) PDT, R. do Imperador, 330, sala 11;

06) PHS, citado sem endereço (*);

07) PL, Rua Niterói, 45;

08) PRB, Rua das Palmeiras, 234;

09) PSB, R. do Imperador, 739, sobre loja 01;

10) PSL, Est. Jerônimo Ferreira, 260;

11) PSoL, Rua Barão de Teffé, 22/1003 (*);

12) PTB, R. Mal. Deodoro, 79;

13) Solidariedade, R. Ângelo Santana de Souza, 31. Se logrei enxergar.

            Se lideranças partidárias quiserem ajudar e corrigir endereços, acrescentar dados, gritar que existem, o dadosmunicipais@gmail.com está de braços abertos. A começar pelos Verdes que sempre atuaram na Comunidade. Não serei eu a elogiar o trabalho do TSE, que poderia ser bem melhor à vista dos dois imensos prédios que ocupa em Brasília. Mas a pergunta que não quer calar e precisa ser feita é a seguinte: será que estes partidos existem, mesmo? Pois se – há exceções, como o PSoL, os Verdes, o Novo sequer nascido aqui e raros outros - não os vemos em nenhuma reunião comunitária, pouco ajudam nas aflições populares, vêem todas as desgraceiras que o Povo aponta e calam, só circulam onde os cargos são remunerados pela população, aceitam o nosso modelo de Câmara, ignoram o Plano Estratégico de Petrópolis depois de terem aceito, calados, as duas vergonhas do plano diretor urbano que virou municipal e as propostas dos candidatos que viraram plano de governo, o art. 79 jogado às traças, as emendas populares vistas como projetos de Leis federais, a sucessão de escândalos que manchou Petrópolis, a proibição dos candidatos avulsos apesar da CF, art. 5º, XX e dosTratados?

            Quando da Primavera de Petrópolis, muitos partidos estavam presentes, eram ativos sem serem mandões. Pois sumiram, de vez e por coincidência desde a liberação geral do Fundo Partidário. Mas voltarão nas campanhas, cheios de atenções para com o Povo ora eleitor...

 

 

* Coordenador da Frente Pró Petrópolis - FPP




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS