Petrópolis, 29 de Março de 2024.
Matérias >> Artigos
   
  VALE A PENA ACREDITAR - Philippe Guédon

Data: 27/04/2019

 

VALE A PENA ACREDITAR

Philippe Guédon *

 

Cheguei até estas alturas dos quase 87 com algumas certezas: sinto-me bem quando lido com o mundo dos ofícios que atravessam os séculos (padeiro, marceneiro, carpinteiro, tecelão, cervejeiro, vinicultor, produtor de azeite, horticultor, criador, pescador, cronista, pedreiro e tantos mais) e inquieto quando o tema é a evolução tecnológica maravilhosa, assustadora e que escapa à dimensão humana. Pois desta corrente nascida da engenhosidade humana também decorrem a poluição, o desemprego dos não-antenados, as legiões de desajustados, a Natureza agredida. E acredito na gestão participativa, na capacidade das pessoas em definirem, democraticamente os seus rumos e metas sem necessidade de tutores. Acredito que prefeitos e vereadores são administradores da execução da vontade do dono, Sua Excelência Única, o Povo. Por isto, me encanta a perspectiva de ver nascer, aqui em Petrópolis, o 1º plano estratégico com horizonte a 20 anos, cobrindo todo o território municipal e todas as áreas que administram o bem-comum, inclusive as que cuidam de efetivos, previdência, grana e outras, que os partidos reservaram para si, como se fosse praia particular (que a Lei veda).

Nesta caminhada que escolhi para balizar os meus passos, especialmente decepcionante, árida, cheia de caneladas e nenhuma compensação, tenho que ressaltar algumas exceções tão bacanas que compensam, com sobras, tudo o mais. Conheci na gestão participativa as pessoas mais fora de série que poderia imaginar. Ainda encontro, aqui e ali, companheiros dos anos oitenta, veteranos da Primavera de Petrópolis e a mágica sempre ocorre: sentimo-nos irmãos e irmãs, um sentimento de comunhão quase-religioso se instala, ninguém precisa evocar fatos precisos para experimentar um conforto familiar. Recuso-me a citar nomes, embora dezenas me ocorram, para não esquecer quem deveria ser lembrado.

Quero citar um fato que me deu uma imensa alegria. A Prefeitura organizou um serviço de informações que transformou, de uma hora para outra, diálogos protelatórios ou ásperos em perguntas e respostas naturais e mutuamente respeitosas. Parabéns ao e-SIC. Se não costumo aplaudir as nossas autoridades, é por falta de oportunidade, pois gestão participativa não se faz sem que se estabeleça o respeito nas duas mãos.

É preciso aplaudir publicamente a excepcional acolhida que mereci na Condep. O seu presidente é pessoa que respeito há muito tempo, Wagner Silva. Mas, à pergunta minha via e-SIC, quem respondeu foi o Dr. Marco Tesch. A dúvida que eu desejava esclarecer e formulei num dia, foi respondida com eficácia e total gentileza pelo Controlador da Comdep. O prazo legal é de vinte dias, foi reduzido para 48 horas, se tanto, e as portas para novos contatos deixadas amplamente abertas.

Aplaudo, bato palmas, digo de minha juvenil satisfação. Sim, vale a pena. Sim, é por aí. Ouso convidar os líderes do plano estratégico a usarem destes caminhos e contatos para estreitarem as relações Povo-Governo, para produzirem um plano estratégico que atenda nossos anseios.

A todos, obrigado. Valeu, com sobras.

 

 

* Coordenador da Frente Pró Petrópolis - FPP




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS