Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> Artigos
   
  Merignac, cidade irmã que Petrópolis esqueceu

Data: 08/01/2017

 

Prezados Amigos,

 

Intriga-me há bastante tempo que a primeira cidade-irmã de Petrópolis seja Mérignac, perto de Bordeaux (França). Eis o teor do texto legal que assim o decidiu:

 

“CÂMARA MUNICIPAL DE PETRÓPOLIS DECRETOU E EU SANCIONO A SEGUINTE:

DELIBERAÇÃO Nº 3.481 DE 11 DE DEZEMBRO DE 1973:

Art. 1º É considerada Cidade Gêmea de Petrópolis, a Cidade de Merignac, na França.

Art. 2º O Prefeito Municipal oficiará a Cidade de Merignac, França, dando conhecimento do teor desta Deliberação.

Art. 3º A presente Deliberação entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Mando, portanto, a todos a quem o conhecimento da presente Deliberação competir, que a executem e façam executar, fiel e inteiramente como nela se contém.

 

Gabinete da Prefeitura Municipal de Petrópolis, em

PAULO JOSÉ ALVES RATTES
Prefeito

 

G. P. 596 - Projeto 1278/73 - Prefeito
Ofício 750 em 4-12-73”

 

Lembro-me de ter conversado com o nosso saudoso Paulo Rattes, que me respondeu não se recordar do porquê da parceria, aliás completamente esquecida pelos nossos dois Poderes. Escrevi, então, para Mérignac, que me dedicou uma inesperada atenção. Acabo de receber correspondência da mesma, contendo até cópias de documentos de Petrópolis... Ponto para Mérignac! Eu entendo que não se deva perder a oportunidade de aprofundar a questão, que deve ter a ver com aviação, seja em homenagem a Santos Dumont ou à Aéropostale, à CELMA ou outra razão. Pensando que não se deve perder tão rica ocasião de refletir sobre os elos entre Petrópolis e Mérignac, penso inserir o tema na pauta da próxima reunião da frente Pró-Petrópolis, das 9 às 12 horas de terça feira, 7 de fevereiro, na sede da Regional Serrana da FIRJAN, quando levarei os documentos recebidos.

Gostaria de convidar aos destinatários desta mensagem para se fazerem presentes. As oportunidades de resgate de parcelas de nossa memória são ensejo de alegria para todos os petropolitanos; vemos, com misto de alegria e tristeza, que os textos de nossos Prefeitos ou as referências à “Encantada” são guardados com mais respeito no Exterior do que o faz a nossa Câmara Municipal.

 

Agradeço a atenção e firmo-me,

 

Philippe Guédon,Coordenador da FPP




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS