Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> Artigos
   
  Cartilha para plebiscito bolivariano

Data: 12/11/2014

Prezados Amigos e Amigas,

 

         Os nossos Movimentos e iniciativas são totalmente apartidários, visando apenas as políticas públicas.

         À todas as correntes de pensamento respeitamos e queremos bem. Todas são bem-vindas, na medida em que não tentam impor sua maneira de ver aos demais.

         Mas quando se ousa falar em participação popular partidarizada e politizada no pior sentido do termo, e propor que essa participação aconteça em Brasília em condições pouco claras, acredito que todos os que se dedicam à participação de cara limpa e visando o bem comum, a partir das bases municipais – como convém e reconhece o Estatuto da Cidade – não podem fazer cara de paisagem e aparentar que não viram, não sabem, não ouviram falar.

         A FPP combate pela Participação Popular plural e municipal, preocupada com políticas públicas.

         Considero que seríamos desleais aos nossos ideais se não nos opuséssemos à esta visão quer procura entregar poder decisório aos que pensam de um jeito só. Democracia não se faz no berro e com os recursos de todos os brasileiros sendo direcionados para uma única corrente de pensamento.

         Se erro ao repassar esta mensagem remetida por Companheiro que se identificará se quiser, peço desculpas. Mas a participação municipal independente é tesouro por demais precioso para permitirmos que dela façam gato e sapato. Vi a Câmara de Entidades Petropolitanas, vi o Fórum Popular, entre outras belas iniciativas, fenecerem  por contradições partidárias. Aos que se interessam pelo tema, lembro que Norberto Bobbio já denunciava a “partitocracia” na Itália nos idos de 80; digam-me como devemos chamar ações de origem partidária que enfraquecem o Congresso em benefício de entidades partidarizadas?

         A participação sempre será municipal, ou não será autêntica.

        

         Philippe Guédon

 



Arquivos:

 Cartilha Plebiscito.pdf


 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS