Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> Convites
   
  Souza Dantas, Dom Quixote nas Trevas - Fabio Koifman, na Casa Stefan Zweig (Petropólis, 21/05)

Data: 15/05/2016

 

Souza Dantas, Dom Quixote nas Trevas - Fabio Koifman, na Casa Stefan Zweig (Petropólis, 21/05)

 

A Casa Stefan Zweig convida para o evento: 

SOUZA DANTAS, QUIXOTE NAS TREVAS

Palestra de Fabio Koifman, historiador, no âmbito da Semana dos Museus.

Sábado, 21 de maio de 2016, 15h30, na CASA STEFAN ZWEIG, Rua Gonçalves Dias 34, Petrópolis.

Mais de mil vidas salvas durante a Segunda Guerra Mundial: o embaixador Luiz Martins de Souza Dantas, que representava o Brasil na França ocupada, arriscou seu posto emitindo vistos irregulares, muitas vezes contrariando ordens expressas do governo Vargas. Autor do livro Quixote nas Trevas: o embaixador Souza Dantas e os refugiados do nazismo, o historiador Fabio Koifman faz palestra no próximo sábado, 21 de maio, às 15h30, resgatando esse grande exemplo de iniciativa individual. 

Entre outros, Souza Dantas ajudou a salvar o diretor polonês Zbigniew Ziembinski, que viria a se tornar um dos maiores nomes do teatro brasileiro, o empresário cultural Oskar Ornstein, que trouxe para o Rio de Janeiro nomes como Marlene Dietrich, Nat King Cole e Frank Sinatra para o Maracanã, o químico Fritz Feigl e sua mulher, a incorporadora Regine Feigl. 

Luiz Martins de Souza Dantas é um exemplo do esquecimento histórico de que são vítimas tantos brasileiros notáveis. Foi considerado um dos mais importantes e competentes diplomatas brasileiros, se não mundiais, da primeira metade do século XX.

A pesquisa relativa ao embaixador Souza Dantas foi resultado de três anos de pesquisa e estudos. Fundamentou-se em mais de 7.500 documentos reproduzidos, 30 horas de entrevistas gravadas e dezenas de depoimentos. A pesquisa de Koifman localizou 475 portadores de visto concedidos por Souza Dantas, graças ao estudo sistemático das listas de passageiros de navios que chegaram ao Brasil vindos da Europa entre junho de 1940 e fevereiro de 1942. 

Refratário à vaidade, Dantas não deixou nenhum registro ou arquivo pessoal. Tratou sua vida particular com estrita discrição. A publicação de Quixote nas trevas resgata a importância desse grande brasileiro, considerado um “justo entre as nações”.

- See more at: http://diplomatizzando.blogspot.com.br/#sthash.w4c961yv.dpuf




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS