Petrópolis, 20 de Abril de 2019.
Matérias >> Convites
   
  Petrópolis recebe Mapa Estratégico do Comércio - 11 e 12 Agosto

Data: 06/08/2016

 

Petrópolis recebe Mapa Estratégico do Comércio

 

Petrópolis foi escolhida para sediar a 11ª edição do encontro regional do Mapa Estratégico do Comércio, que será realizada nos dias 11 e 12 de agosto, no Sesc Quitandinha. O evento reunirá grandes jornalistas e formadores de opinião que, junto a atores locais, vão integrar um Grupo de Trabalho para identificar vocações e oportunidades, além de discutir o desenvolvimento e o desempenho do setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo da região. A ideia é elaborar um documento, que será destinado ao Poder Público.

Os encontros, que terão abertura sempre às 9h30, são realizados na cidade através de uma parceria entre o sistema Fecomércio e o Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis (Sicomércio). Na quinta (11), a programação se inicia às 10h, com uma palestra sobre Perspectivas Econômicas, ministrada pelo jornalista Merval Pereira. Em seguida, os participantes assistirão a discussões sobre identificação de oportunidades, fortalecimento do setor por meio da qualidade dos serviços, além de desafios inteligentes e sustentáveis para as cidades. O dia se encerra com um Painel sobre Educação Profissional, com início às 16h30. Nomes como os jornalistas Kennedy Alencar, Cristiana Lôbo e Pedro Doria, o advogado e pesquisador Ronaldo Lemos e o capitão da Polícia Militar, Rodrigo Pimentel, estão confirmados no evento.

Na sexta (12), as atividades começam às 10h, com uma palestra com a economista e jornalista Miriam Leitão, que vai falar sobre a conjuntura econômica do Brasil e perspectivas. Ao longo do dia, assuntos como o fortalecimento do comércio, a política tributária para incentivo de pequenas empresas e a desburocratização do empreendedorismo serão colocados em pauta, com a presença de profissionais como o economista Marcelo Neri e os jornalistas Sidney Rezende e Flávia Oliveira. A programação se encerra com uma palestra sobre enfrentamento de momentos de crise, ministrada pela jornalista Giuliana Morrone.

“Esta iniciativa é importante pois propicia um diagnóstico da nossa região e suas vocações, para que isso possa servir como um norte das nossas ações, visando o desenvolvimento de Petrópolis, que vem sofrendo muito nos últimos anos. A participação do empresariado é muito importante”, declarou Marcelo Fiorini.

Para ampliar ainda mais a participação dos agentes locais, o Mapa Estratégico do Comércio conta com um questionário online, onde o usuário pode enviar suas propostas de estratégia até o dia 14 de agosto. Os encontros realizados em Petrópolis são gratuitos e abertos ao público. Para participar, é necessário fazer uma pré-inscrição através da internet. Para preencher o formulário das sugestões ou ainda realizar a inscrição, basta acessar o site do projeto através do endereço:www.mapadocomerciorj.com.br

 

Sobre o evento

O Mapa Estratégico do Comércio é uma parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e reúne dados socioeconômicos das oito regiões fluminenses, com foco nos temas que afetam diretamente a economia do Estado e o desempenho do setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, definindo vocações e oportunidades de cada região e se transformando em um instrumento estratégico para atuação, visando seu desenvolvimento. As rodadas regionais são um desdobramento da segunda edição do Mapa, lançada no ano passado, no Rio de Janeiro.

 

Confira a programação        

 

Quinta-feira, 11 de agosto

*9h30 – Abertura

*10h – Palestra – Perspectivas Econômicas 

- Merval Pereira

*14h – Painel – Fortalecimento do Setor: Qualidade dos serviços 

- Márcio Couto 
- Pedro Doria 
- Sérgio Abranches

*15h15 – Painel – Desafios para as Cidades (Inteligentes e Sustentáveis)

-Washington Fajardo

-Rodrigo Pimentel
-Ronaldo Lemos

*16h30 – Painel – Educação Profissional

-Andrea Ramal

-Cristiana Lôbo
-Sônia Araripe
-Antônio Gois

 

Sexta-feira, 12 de agosto 

  •  
  • *9h30 – Abertura

*10h – Palestra – Conjuntura Econômica do Brasil e Perspectivas

- Miriam Leitão

*11h15 – Painel – Fortalecimento do Comércio: Financiamento Empresarial

- Marcelo Neri 

- Flávia Oliveira

*14h – Painel – Política Tributária para incentivo de pequenas empresas

-Cheryl Berno

-Rafael Lima
-Sidney Rezende

*15h15 – Painel – Desburocratização e empreendedorismo

-Samy Dana

-Guilherme Velho
-Maria Prata
-Luiz Paranhos Velloso

*16h30 – Palestra – Propostas para enfrentar momentos de crise

-Giuliana Morrone

 

*Programação sujeita a alteração

 

 

O Sesc Quitandinha está localizado na Avenida Joaquim Rolla, nº 2, no bairro Quitandinha, em Petrópolis.




 

 

Área do Município: 795.798 km²
População estimada (2013): 297.888 habitantes (95% alfabetizada)
Densidade Demográfica (2013): 371,85 habitantes/km²
PIB (2011): R$ 9.212.328.000,00 (R$ 30.925,47 per capta)
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (2010): 0,745 (13º dentre 92 no RJ)
Fonte: IBGE
DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS