Petrópolis, 17 de Agosto de 2019.
Matérias >> Convites
   
  Prefeitura promove Semana do Meio Ambiente de 2 a 7 de junho

Data: 01/06/2014


Prefeitura promove Semana do Meio Ambiente de 2 a 7 de junho

 
Diário de Petrópolis, Domingo, 01 de junho de 2014
 
 
Prefeitura de Petrópolis preparou uma programação extensa para comemorar a Semana do Meio Ambiente – de 2 a 7 de junho - junto com diversos parceiros que adotam a sustentabilidade como caminho para a transformação da sociedade. Durante toda a semana estão previstas oficinas, gincanas, passeios ciclísticos, palestras e workshops. As comemorações têm início na próxima segunda-feira (2/6), às 9h, com a inauguração do Ecoponto/EcoAmpla no Centro de Educação Ambiental, na Mosela, uma iniciativa da Prefeitura com a distribuidora Ampla.

"Esta é uma parceria que une as políticas públicas às iniciativas privadas em favor do meio ambiente. Quem ganha é o cidadão", afirmou o prefeito Rubens Bomtempo. Jovens estudantes das escolas da rede municipal também estarão participando de oficinas com temas voltados para a sustentabilidade e reciclagem para multiplicar o conhecimento em seus bairros.

No Ecoponto/EcoAmpla está prevista a troca de materiais recicláveis por créditos na conta de luz, que vai trazer grandes benefícios para as comunidades de Petrópolis. Os clientes podem até zerar o valor de suas faturas, caso o montante de bônus concedido em um mês ultrapassar o valor do consumo de energia no período. Há exemplos de condomínios que iniciaram a coleta seletiva do lixo no prédio após o surgimento dos projetos das distribuidoras de energia, e clientes da empresa que alcançaram, sozinhos, grandes marcas de arrecadação. No local, também serão realizadas oficina de garrafa PET e oficinas cooperativas.

Em parceria com o Inea e Rebio Araras, a partir das 14h, tem início no dia 2 o Ambiente de Portas Abertas, na Reserva Biológica de Araras, com os alunos das escolas da região. E a partir das 13h, na Praça Dom Pedro acontece um bate-papo com a Ampla sobre o consumo consciente de energia elétrica. A companhia de energia também apresentará um simulador de gasto residencial, painel de segurança e fornecerá dicas de consumo. Quem levar a conta de luz paga do último mês recebe uma lâmpada econômica.

No dia do Meio Ambiente, em 5 de junho, uma parceria com o Inea traz para a Praça da Liberdade a Caravana Ambiental, com estandes, exposições, atividades das 9 às 17 horas. A programação completa dos demais eventos estará disponível no site 
www.petropolis.rj.gov.br e conta ainda com a parceria do Conselho Municipal do Meio Ambiente, com as secretarias municipais, Fundação de Cultura e Turismo, Comdep, Águas do Imperador, Universidade Estácio de Sá, Suppib do Piabanha, Rebio Araras, Guarda-Parques Rio de Janeiro e Comitê Piabanha.
 

Segue a programação do dia da abertura da Semana do Meio Ambiente:

2/6

9h – Inauguração do Ecoponto/EcoAmpla  e Abertura da Semana de Meio Ambiente.
Centro de Educação Ambiental.
Endereço: Rua Mosela, s/n°, Mosela.

9h30 – Estande com Oficina de garrafa PET e Início da Gincana de
Sustentabilidade nas Escolas.
Centro de Educação Ambiental da Mosela.
Endereço: Rua Mosela, s/n°, Mosela.

14h às 16h30 – Ambiente de Portas Abertas – Reserva Biológica de Araras (Rebio Araras) recebe alunos das escolas do entorno.

13h às 17h – Bate-papo com a Ampla sobre consumo consciente de energia elétrica. Simulador de gasto residencial, painel de segurança e dicas de consumo. Quem levar a conta de luz paga do último mês recebe uma lâmpada econômica.
Endereço: Praça Dom Pedro, Centro.

14h às 15h20 – Oficinas Cooperativas – Exercitando a consciência ambiental com Rodrigo D’Almeida. Participação de alunos de escolas da rede municipal de ensino e instituições assistenciais.
Centro de Educação Ambiental da Mosela.
Endereço: Rua Mosela, s/n°, Mosela.



 

 

Área do Município: 795.798 km²
População estimada (2013): 297.888 habitantes (95% alfabetizada)
Densidade Demográfica (2013): 371,85 habitantes/km²
PIB (2011): R$ 9.212.328.000,00 (R$ 30.925,47 per capta)
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (2010): 0,745 (13º dentre 92 no RJ)
Fonte: IBGE
DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS