Petrópolis, 20 de Setembro de 2018.
Matérias >> Poder Legislativo Mun.
   
  Vereador quer nova audiência com a Concer

Data: 05/10/2010

Vereador quer nova audiência com a Concer

 

 

            O vereador Gil Magno encaminhou ao Ministério Público Federal ofício pedindo que seja realizada nova audiência pública sobre o Relatório de Impacto Ambiental do projeto de construção da nova pista de subida da Serra de Petrópolis. Para o vereador, a audiência realizada em 9 de setembro não teve uma ampla divulgação, frisando que o projeto não foi encaminhado à Câmara para que os vereadores pudessem estudá-lo e ir para a audiência com conhecimento sobre o Rima.

            O vereador afirma ainda que audiência ficou reduzida à informação do projeto, tornando-se impossível aos presentes fazer de imediato um juízo de valor sobre os diversos impactos que a obra acarretará para a população de Duque de Caxias e Petrópolis. “Para mim, é necessário que novas audiências públicas e debates públicos sejam agendados, para permitir o pleno conhecimento dos detalhes do projeto e para que os questionamentos possam ser feitos e analisados e não da maneira como foi apresentado, quando os moradores dos dois municípios tiveram que se posicionar contrários a diversos pontos do relatório”.

            Gil Magno lembra que é fato a necessidade de melhoria do trecho de subida da BR 040. “Mas os argumentos apresentados no Rima revelam uma quantidade de investimentos para o estado do Rio de Janeiro na ordem de bilhões de reais que contemplam a região metropolitana, seja no Complexo Petroquímico, em Itaboraí, Companhia Siderúrgica do Atlântico, Arco Metropolitano, seja na ligação com o sul de Minas Gerais. Os projetos para o desenvolvimento econômico do estado são importantes, sem  dúvida, mas não afirmam quais os benefícios para Petrópolis”.

            Uma das preocupações do vereador é com a falta de informações sobre o tempo que os petropolitanos levarão para acessar o Bingen e o Quitandinha, já que o fim do túnel de 5 quilômetros termina na Duarte da Silveira. “Da maneira como foi apresentado, os principais pórticos de entrada da cidade ficarão para trás, quem quiser acessá-los deverá retornar para Petrópolis. A porta de entrada da cidade será diante do antigo lixão do Duarte da Silveira e em sentido contínuo em direção a Itaipava, terceiro Distrito de Petrópolis”.

 

Fonte: Tribuna de Petrópolis, 01 de Outubro de 2010.




 

 

Área do Município: 795.798 km²
População estimada (2013): 297.888 habitantes (95% alfabetizada)
Densidade Demográfica (2013): 371,85 habitantes/km²
PIB (2011): R$ 9.212.328.000,00 (R$ 30.925,47 per capta)
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (2010): 0,745 (13º dentre 92 no RJ)
Fonte: IBGE  
DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS