Petrópolis, 20 de Abril de 2024.
Matérias >> Cidade
   
  Nº de alunos aumenta e escola pode perder turmas

Data: 09/03/2012

  A Escola São Judas Tadeu, na Mosela, poderá perder cinco turmas do primeiro e segundo segmento do Ensino Fundamental e cinco professores deverão ser remanejados para outros colégios. A medida que foi tomada pela Secretaria de Educação causou preocupação entre os pais dos alunos. Eles temem perdas na qualidade do ensino e reivindicam explicações por parte da secretaria.

Segundo Angela Maria Araújo, membro da Associação de Pais e Amigos da Escola São Judas Tadeu, serão fechadas turmas do terceiro, segundo, quarto e oitavo ano do Ensino Fundamental. Ela explicou que as classes serão unificadas e as salas de aula passarão a contar com 30 a 40 alunos. “Para cada série existem três turmas, que têm entre 15 e 20 crianças. A intenção da secretaria é unir essas turmas. Com isso, as classes vão passar a ficar superlotadas. Apesar de conhecer o novo Plano de Cargos, Carreiras e Salários que define um quantitativo maior de alunos nas classes, não é adequado realizar esta medida de maneira brusca para sanar problemas de pessoal”.

Angela também ressaltou que algumas dessas turmas contam com o sistema de inclusão e um número inadequado de alunos poderia prejudicar a aprendizagem. “Um dos suportes fundamentais da inclusão de alunos especiais é a garantia de manter turmas com número adequado de estudantes, não ultrapassando os limites das condições básicas para funcionamento do processo ensino-aprendizagem. Essa medida vai de encontro ao que está sendo feito”, frisou.

Outro ponto questionado pela associação é o remanejamento de cinco professores para outras escolas da rede municipal de ensino. De acordo com Angela, são professores do primeiro segmento (que vai do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental). “A justificativa dada pela Secretaria de Educação é de que outras escolas da rede estão com déficit de professores, mas é importante dizer que desde o início do ano letivo a nossa escola também conta com a falta de professores. Os alunos do sétimo ano, por exemplo, não têm aulas às segundas e terça-feiras, e nas quarta-feira são apenas duas aulas”, disse.

Angela explicou que a falta de professores na unidade começou após o encerramento dos contratos com os professores temporários, em dezembro do ano passado. Segundo ela, os contratados supriam a demanda enquanto o concurso público não era realizado. “Não renovaram os contratos e também não colocaram outros professores no lugar. Se existem colégios com faltas de professores, nós também estamos passando pela mesma situação”, frisou.

A medida anunciada pela Secretaria de Educação será passada hoje, durante reunião com pais. O encontro acontecerá às 18h30, no Salão Paroquial da Igreja São Judas Tadeu, ao lado do colégio. Angela explicou que esta é a primeira reunião para tratar do assunto. “A direção da escola decidiu dividir os encontros com os pais por turmas. Amanhã (hoje) a reunião será com os pais dos alunos do oitavo ano. É preciso que todos participem para tentar mudar essa decisão da Secretaria de Educação”, concluiu.

A Secretaria de Educação informou que toda a rede municipal está passando por um processo de otimização, por isso, um remanejamento de professores está sendo feito em algumas unidades escolares, com o objetivo de suprir a carência de profissionais em algumas turmas. A Secretaria de Educação esclarece ainda que as escolas que possuem turmas com número reduzido de alunos estão sendo reorganizadas de acordo com estudos feitos por técnicos da autarquia municipal, de acordo com a organização e termos pedagógicos recomendados no sistema educacional do município. Vale ressaltar que nenhuma reestruturação contraria as políticas educacionais da rede pública de ensino.

JANAINA DO CARMO
Redação Tribuna



 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS