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  Coleta de lixo será feita por duas novas empresas

Data: 07/01/2017

 

Coleta de lixo será feita por duas novas empresas

Economia é de R$ 1,1 milhão com os novos contratos

Empresas colocarão 22 caminhões na limpeza urbana da cidade

 

 

A Prefeitura de Petrópolis contratou em caráter emergencial, pelo período de seis meses, as empresas Força Ambiental Ltda, do Rio, e PDCA Serviços, de Petrópolis, para operar na limpeza pública do município. Os contratos somam R$ 200 mil a menos que o praticado pela empresa anterior, que custava R$ 1,5 milhão, por mês, pela coleta e transporte do lixo. A economia aos cofres públicos pelos seis meses de contrato emergencial é de R$ 1.165.078,60. As novas empresas iniciam a coleta de lixo, entre hoje e amanhã, com oito, do total de 22 caminhões que vão entrar em operação. O prefeito Bernardo Rossi, que determinou a contratação em caráter emergencial, conheceu a nova frota no início da tarde de ontem, depois dos documentos legais terem sido assinados.

- A cidade não pode ficar suja e abandonada como estava quando assumimos o governo. Em poucas horas a coleta será regularizada e a saúde da população fica garantida, assim como a limpeza, fato que nos garante também tranquilidade para receber nossos turistas - afirma Bernardo Rossi.

A contratação emergencial foi decidida depois que a Locar abandonou a operação alegando não poder operacionalizar por dívidas de R$ 11,9 milhões deixadas pelo governo passado.

A operação de coleta vai ser dívida entre as empresas. A Força Ambiental fará a coleta propriamente dita e a PDCA vai transportar o montante do transbordo na Fazenda Inglesa ao aterro de Pedro do Rio. Este formato vai aperfeiçoar o trabalho e garantir mais rapidez na coleta.

Serão usados 22 caminhões compactadores com capacidade para 15m³ e sete menores, com capacidade para 6m3. Os de menor porte vão poder acessar ruas estreitas que não tinham coleta na porta.

- Temos o compromisso de fazer um excelente trabalho na cidade - garante o gerente de operações da Força Ambiental, Hugo Salgado.

Por determinação do prefeito Bernardo Rossi, todos os ex-funcionários da Locar devem ser reaproveitados. Estas contratações vão depender da baixa na carteira de trabalho do empregador anterior, a Locar.

No início da operação, a Comdep, que assumiu a coleta de lixo quando a Locar abandonou o serviço, vai continuar dando apoio às empresas.
- A normalidade das operações será feita de forma rápida e a Comdep, com funcionários que foram guerreiros neste período de mutirão, volta a fazer a rotina de limpeza e varrição de praças e jardins - afirma o presidente da Comdep, Wagner Silva.

- Nossa cidade em poucos dias já avançou em serviços, mas principalmente em respeito à população. Estamos botando nossa casa em ordem - finaliza o prefeito Bernardo Rossi.

O vice-prefeito Baninho, o secretário de Obras, Ronaldo Medeiros, o presidente da Comdep, Wagner Silva, o presidente da Câmara, Paulo Igor e o futuro secretário de Serviços Públicos e Segurança, Djalma Januzzi, acompanharam o prefeito Bernardo Rossi durante o anúncio.

Comdep vai dar apoio nos primeiros dias das novas operadoras

Petrópolis gera em média 272 toneladas de lixo por dia. Todo lixo recolhido é transportado para o aterro sanitário de Pedro do Rio. Nesses três dias de operação emergencial, foram feitas mais de 100 viagens com os caminhões da Comdep (Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis) lotados de resíduos domiciliares.

Nesta sexta-feira (6), a Comdep continuou a operação emergencial de coleta de lixo, passando pelos seguintes locais: Av. Ayrton Senna e General Rondon (Quitandinha), Cel. Veiga e Washington Luiz, Valparaíso (bairro todo), Fonseca Ramos (Centro), Provisória, Quissamã e Estrada da Saudade. Dois caminhões foram destacados para atender o Centro durante todo o dia.

Funcionários da Locar de aviso prévio

Os 229 funcionários da Locar Saneamento Ambiental, em Petrópolis, estão todos de aviso prévio. A empresa que, até esta semana, era a responsável pela limpeza da cidade deu o aviso aos funcionários na quarta-feira (4), quando decidiu paralisar as operações por conta dos cinco meses de atrasos de repasses da gestão anterior da prefeitura no valor de R$ 12 milhões. O período de aviso prévio dura 30 dias.




 

 

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