Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  Petrópolis ganha rede de alta velocidade

Data: 10/09/2014

 

Petrópolis ganha rede de alta velocidade

Tribuna de Petrópolis, Quarta, 10 de Setembro de 2014

 

Foi inaugurada nesta quarta-feira a Rede Metropolitana de Petrópolis (RMP), que vai proporcionar velocidade de alta qualidade para instituições de pesquisa da cidade. A solenidade de inauguração aconteceu no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC). Para o município, a instalação da RMP, aliada à vinda da Universidade Federal Fluminense (UFF), do supercomputador e da NET em 2015, representa um marco na área tecnológica e de desenvolvimento. 

O investimento aplicado foi de R$ 350 mil e a rede conta com 20 quilômetros de rede óptica, com capacidade de 1 gigabit por segundo, que vai permitir a criação de redes de alta velocidade para colaboração entre instituições de pesquisa em cidades do interior do país. 

O evento de inauguração contou com a presença do diretor-substituto do LNCC, Alexandre Grojsgold, e autoridades como o prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo, e o secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Airton Coelho, e Nelson Simões, diretor da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). 

Airton Coelho afirmou que este é um marco para a cidade. “A RMP faz parte de um contexto maior que vem sendo trabalhado dentro do conceito do Parque Tecnológico”, afirmou ele, revelando que a partir de fevereiro de 2015 a cidade passa a contar com mais uma opção de banda larga da empresa NET, que deve atender 44 mil pontos na cidade. “Esta instalação completa um ciclo de rede e conectividade”, comentou. 

Ele ressaltou, ainda, a vinda da UFF também prevista para janeiro de 2015. “Não adianta atrair empresas se não formar mão de obra qualificada. Com a instalação da UFF vamos integrar a formação pública desde o tecnólogo até o doutorado”, destacou. 

O secretário mencionou ainda as políticas públicas de incentivo fiscal para as empresas do ramo de tecnologia. “Com isso, geramos mais postos de trabalho e consolidamos a cidade como Parque Tecnológico”. 

Para Alexandre, ter uma estrutura como esta é muito importante para a cidade e o custo é relativamente baixo. “Ela está associada ao desenvolvimento da região. O LNCC é a cabeça da rede”, disse. Ele mencionou ainda a chegada do supercomputador, prevista para 2015, que servirá de polo de atração de empresas, sobretudo, para as que trabalham com cálculo e modelagem. 

O diretor-geral da RNP, Nelson Simões, disse que a RMP tem um prazo de validade de aproximadamente 25 anos e que é utilizada por meio de consórcio, ou seja, é feito o rateio dos custos de manutenção entre as empresas que fizerem uso dela. “A Rede Metropolitana pode ser ampliada para atender aplicações mais exigentes a um preço consideravelmente baixo”, disse, reforçando que Petrópolis é uma cidade com vocação tecnológica e a RMP, junto com o supercomputador, vai fortalecer o valor local e global. “Essa infraestrutura passar a ser um patrimônio da cidade. É um novo poder para a geração do conhecimento”, disse. 

O prefeito Rubens Bomtempo salientou a importância da RMP para área de pesquisa. “Precisamos cada vez mais unificar as políticas públicas para que o país seja beneficiado, diminuindo as diferenças regionais”, disse. Ele comentou ainda que a Rede Metropolitana vai se juntar a um anel de fibra óptica que foi instalado pela Prefeitura em 2004. “Com ela, conseguimos agregar valor, aproximar instituições públicas e de ensino e gerar uma perspectiva para o futuro”, disse. 

Ele revelou ainda que a Prefeitura está construindo uma rede própria de transmissão de dados para atuar na área da Saúde, organizando o sistema. O investimento é de R$ 5.600.000,00. “Precisamos ganhar em eficiência e com essa rede vamos interligar desde o Brejal ao Meio da Serra com o objetivo de agilizar e desburocratizar o sistema”, comentou. 

A Rede Metropolitana constitui um patrimônio de alto valor, fruto da aplicação de recursos públicos para apoio ao desenvolvimento do sistema nacional de ciência, tecnologia e inovação. Insere o país no cenário mundial de experimentação de redes ópticas de alto desempenho, oferecendo condições de igualdade aos pesquisadores brasileiros em projetos colaborativos internacionais. 

Além do LNCC, da UCP e da Prefeitura, também compõem a Rede Metropolitana de Petrópolis o Centro Federal de Educação Celso Suckow (CEFET), a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e o Museu Imperial. 




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS