Petrópolis, 29 de Março de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  Moradores da Duarte da Silveira planejam manifestação

Data: 19/07/2014

 

 

Moradores do Duarte planejam manifestação

Criado em Sábado, 19 Julho 2014 10:00

 

Os moradores do bairro Duarte da Silveira se mobilizaram para fazer uma manifestação pela memória da comunidade e pela não desapropriação das mais de 350 casas que ocupam o espaço da Reserva Biológica do Tinguá (REBio). 

 

Os moradores do bairro Duarte da Silveira se mobilizaram para fazer uma manifestação pela memória da comunidade e pela não desapropriação das mais de 350 casas que ocupam o espaço da Reserva Biológica do Tinguá (REBio). O motivo é que está prevista para o próximo dia 30 uma audiência pública no Ministério Público Federal (MPF) para definir o futuro destas  famílias que vivem na localidade. A manifestação vai acontecer na quadra de esportes do bairro (no ponto final do Duarte) e prevê a realização de diversas atividades culturais, como apresentação de balé, judô e musicalização, além da divulgação de um abaixo-assinado contra a remoção destas famílias. 

Esta é a segunda audiência sobre o caso. Na primeira, o juiz determinou que o Instituto Chico Mendes, responsável pela fiscalização da Reserva, elaborasse um estudo dos agentes fundiários e que a prefeitura do município fizesse um levantamento das casas que estão em área de risco. O laudo enviado pela Defesa Civil condena 24 casas, justificando que os imóveis apresentam risco aos moradores. 

A presidente da Associação de Moradores, Solimar dos Santos, explicou que o movimento é uma forma de mostrar a indignação das pessoas que moram no bairro, assim como o desejo de ficar. “O clima em que vivemos é de muito nervosismo e apreensão sobre o nosso futuro e de nossos vizinhos e amigos”, disse. 

Em abril, quando ia acontecer esta audiência, que foi remarcada, Solimar questionou o fato de que em 2008 foi feita uma demarcação que excluía fábricas e indústrias da área que precisava ser desapropriada. “Queremos entender os motivos dessa demarcação. Como o governo vai realocar mais de 3 mil pessoas? Nós crescemos ali, temos uma história”, argumentou ela, sugerindo que sejam criados projetos ecológicos para a comunidade, mas que não haja a desapropriação dos imóveis. 

Em meados de junho deste ano, o MPF se reuniu com representantes da associação de moradores e do Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), onde recebeu a proposta de desafetação, elaborada pela equipe do Projeto Assessoria Jurídica Popular, do CDDH- Petrópolis. A solicitação prevê a retirada de todo o bairro Duarte da Silveira da área da REBio. 

O Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis afirmou que acompanha as lutas da comunidade Duarte da Silveira e contribui para a mobilização e defesa dessas famílias que correm o risco de perderem as próprias casas.

Aline Rickly
Redação Tribuna




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS