Petrópolis, 29 de Março de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  SAMU deve funcionar plenamente apenas em março de 2014

Data: 05/12/2013

 O prefeito Rubens Bomtempo anunciou na manhã da última terça-feira (3), durante visita à Central de Regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), o início das atividades em caráter experimental. A medida está sendo feita em conjunto com a secretaria de Estado de Saúde e do Ministério da Saúde (MS). Em 90 dias, a previsão é que todas as especificações e determinações apontadas pelo ministério sejam cumpridas para que no fim de março o SAMU seja credenciado funcione de maneira plena.

“Estamos dando um passo importante para a implantação do SAMU em nossa cidade e também na região. Nestes 90 dias faremos com que tudo seja licitado. Criamos um organograma que será apresentado ao MS, ao Estado e também à Justiça, mostrando que estamos querendo vencer e colocar em prática o SAMU”, destacou o prefeito. Bomtempo também anunciou outros passos importantes para a implantação do serviço: o envio do projeto de lei para a Câmara Municipal incluindo Petrópolis no novo Consórcio Intermunicipal Serrano de Saúde (CISS); um incentivo para garantir a permanência dos médicos e a criação de um grupo de trabalho que ficará responsável, nestes 90 dias, em monitorar e acompanhar todos os passos para a efetivação do SAMU em Petrópolis.

A capacitação do pessoal e a adequação de outros municípios da Região Serrana que fazem parte do novo consórcio foram os pontos abordados pelo secretário de Saúde, André Pombo. “São José do Vale do Rio Preto está empenhado em cumprir as especificações e isso é importante para que o Ministério da Saúde habilite o SAMU na região”, disse o secretário, acrescentando que esta semana está agendado um encontro com técnicos do ministério e o estado para tratar do assunto.

Durante a visita, também foi apresentado o programa que será usado na Central de Regulação. O sistema é o mesmo usado, há dois anos, pelo SAMU da Baixada Fluminense. O programa permite que todas as movimentações e chamadas possam ser vistas em tempo real pelo prefeito e o secretário de Saúde. Além disso, o sistema oferece um perfil de todas as chamadas, os índices de atendimento e trotes; e a movimentação das ambulâncias, desde a saída da base até a chegada a unidade de saúde. “Esse software é muito bom e facilita a prestação de contas com a justiça e a população”, concluiu o prefeito.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS