Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  Programa da PM forma 800 crianças

Data: 05/12/2013

 

Cerca de 800 alunos da rede pública participaram da formatura do Proerd, Programa Educacional de Resistência às Drogas, realizada durante a terça-feira e ontem, nas escolas São Judas Tadeu e Nossa Senhora do Amparo, respectivamente. Em Petrópolis, o programa é promovido pelo 26º Batalhão da Polícia Militar, em parceria com a Secretaria de Educação, e desde 1994 já instruiu mais de 30 mil jovens contra os riscos do uso de entorpecentes.

A cabo Mirian dos Santos e o sargento Hermann Amaro, coordenadores do Proerd, entregaram diplomas e medalhas aos líderes de turma. Muitos pais presentes se emocionaram, como é o caso de Lilian Ramalho, mãe da aluna Carolina Ramalho, de 11 anos, participante do programa. “É muito importante, principalmente para famílias como a nossa, que perderam entes queridos por causa da droga”, comentou.

As aulas ajudam na conscientização das crianças sobre as consequências físicas, sociais e legais do uso das drogas e também prepara os jovens para resistir às pressões dos grupos que incentivam seu uso. As crianças aprendem a dizer não a uma oferta ilícita sem ficar constrangidos e não se envolver em atividades criminosas. Além disso, estudam maneiras saudáveis e seguras de se divertir, ajudando a reforçar sua autoestima, lidam com o estresse e a resistência às mensagens sobre drogas da mídia e recebem orientações sobre a segurança pessoal quando estiverem em casa, na escola ou na rua. Também são promovidas reuniões dos policiais militares instrutores com os pais e professores das escolas. Para o sargento Hermann, o sucesso do programa se deve à participação integrada da escola e da comunidade. “A orientação parte do Proerd e é enfatizada pela escola e pela família. Todos trabalham juntos e daí vêm os resultados positivos”.

O secretário municipal de segurança Luiz Claudio Calixto Barbosa esteve presente e ressaltou a importância do Proerd, inclusive como espelho para novos projetos da Prefeitura. “É um trabalho muito bem feito pela Polícia Militar de conscientização das crianças em uma fase em que elas são facilmente expostas a muitas coisas boas e ruins. Tanto que, para o ano que vem, a Secretaria de Segurança já planeja ações do Propaz (Programa Jovens Promotores da Paz), sobre prevenção de violência, de drogas e de bullying nas escolas municipais,  tendo como referência o modo de atuação do Proerd”.

 




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS