Petrópolis, 19 de Abril de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  DC orienta cidadãos para reduzir risco de desastres

Data: 05/12/2013

 

Com a proximidade do verão, a Defesa Civil reforça as orientações à população para reduzir os riscos de novos desastres naturais em Petrópolis. A proposta é que poder público e comunidades atuem juntos na prevenção. Para isso, é fundamental que moradores de áreas de risco sigam as orientações das sirenes do Sistema de Alerta e Alarme e deixem suas casas quando há risco de deslizamentos.

São 18 conjuntos de sirenes instalados em dez bairros de Petrópolis: Quitandinha, Ferroviários, Vila Felipe, João Xavier, Sargento Boening, São Sebastião, Siméria, Independência, Dr. Thouzet e 24 de Maio. O secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Simão, frisa que as sirenes, quando acionadas, alertam para o risco iminente de deslizamento generalizado na comunidade.

- Quando a sirene toca, já é para o morador ter saído de casa. Quem mora em área de risco sabe quando está chovendo forte, até pelo barulho da chuva no telhado. Então não é para esperar a sirene tocar. A sirene é o último aviso, informando que quem ainda não saiu de casa deve sair imediatamente - disse o secretário Rafael Simão.

Nas 18 comunidades em que há sirenes estão sinalizados os pontos de apoio: locais para onde os moradores devem ir em caso de chuvas fortes, mas eles são apenas uma das opções. A Defesa Civil também orienta que moradores de áreas de risco se dirijam para casas de parentes ou amigos que fiquem em locais seguros. Como frisou o secretário Rafael Simão, o Sistema de Alerta e Alarme é a melhor ferramenta que a Defesa Civil possui em Petrópolis de prevenção de tragédias das chuvas a curto prazo.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS