Petrópolis, 19 de Abril de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  Idosos recebem atendimento médico e odontológico móvel

Data: 26/11/2013

 Atendimentos clínico, oftalmológico e odontológico são oferecidos gratuitamente aos idosos de Petrópolis pelo projeto Qualimóvel, da Secretaria de Estado de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, nesta terça-feira (26/11), ao lado do sacolão e da 105ª Delegacia, no bairro Retiro. O Qualimóvel é um serviço itinerante que funciona através de um ônibus e um trailler com o objetivo de ofertar serviços voltados à prevenção, promoção e manutenção da saúde da população com idade igual ou superior a 60 anos. Segundo o secretário de Envelhecimento Saudável, Marcus Vinícius, serão feitos quase mil procedimentos em cada cidade.

- A ideia é trabalhar com a prevenção e a conscientização de cuidados específicos que os idosos devem ter com a saúde. E a ideia é levar o serviço até a população ao invés de esperar que eles procurem o serviço - destacou Marcus Vinícius.

Quase 2 mil idosos já foram atendidos pelo projeto nas sete cidades por onde ele já passou. De acordo com a médica Giselle Ávilla, que atendeu na maioria dos municípios, mais de 200 atendimentos são feitos por dia.

- Fazemos, em média, 116 atendimentos oftalmológicos e 100 clínicos. Já observamos mais de 30 casos de pessoas que nunca fizeram um exame de vista e muitos de idosos que precisam trocar os óculos há tempos, mas, por diversas razões, continuam a usar os mesmos que já não fazem mais efeito. Isso reflete até mesmo no próprio equilíbrio do idoso, que tem ligação direta com quedas, fator muito grave na terceira idade. É uma alegria poder dar cor à vida desses idosos que sentem-se tão acolhidos com o projeto e promover uma qualidade de vida - explicou a médica.

As unidades móveis funcionarão das 8h às 17h e levarão aos municípios, aproximadamente, 16 profissionais para os procedimentos. Entre eles, médico geriatra e oftalmologista, técnico de enfermagem, odontólogo e técnico em higiene bucal. A expectativa é que, na primeira etapa, o Qualimóvel seja levado a 23 municípios, realizando mais de 21 mil procedimentos. Entre os serviços oferecidos estão: profilaxia, aplicação de flúor, distribuição de kit individual de escovação, limpeza e remoção de tártaro, restauração dentária; consulta oftalmológica fornecimento de óculos; aferição de pressão, medição de glicemia capilar e consultas médicas. 




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS