Petrópolis, 29 de Março de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  Reunião discute soluções para o trânsito nos distritos

Data: 21/11/2013

 

A situação caótica do trânsito nos distritos, principalmente em Itaipava, foi o tema central de uma reunião realizada na noite de terça-feira, na sede da Sub-Prefeitura dos Distritos, coordenada pelo presidente da Comissão de Transporte Público e Mobilidade Urbana da Câmara Municipal, vereador Maurinho Branco (SDD) e pelo presidente da CPTrans, Gilmar de Oliveira. 

A reunião foi motivada pelas constantes críticas e sugestões que o parlamentar recebe diariamente dos moradores com relação ao trânsito em Itaipava. O fluxo de veículos na Estrada União e Indústria, principalmente em alguns pontos estratégicos, como a ponte do Arranha Céu, a rotatória em frente ao Bramil e o trevo próximo à ponte de Bonsucesso, estão mais complicados a cada dia que passa. Sobre estes trechos o vereador disse que o problema acontece inclusive nos dias de semana, o que antes acontecia nos finais de semana e feriados. 

Para piorar ainda mais essa situação, inúmeros empreendimentos imobiliários estão surgindo em Itaipava e arredores, o que tende a tornar ainda mais caótico o fluxo de veículos na estrada nos próximos meses. Diante dessa situação, o vereador Maurinho Branco pediu ao prefeito Rubens Bomtempo, que devido a compromissos de última hora não pode participar do encontro, que agendasse a reunião, para que a comunidade pudesse externar também as suas propostas sobre medidas que possam amenizar essa situação. O encontro contou com a participação de empresários, representantes de Ongs, associações de moradores dos distritos, do secretário de Obras, Aldir Cony, do subprefeito Nei Botafogo e do vereador Ronaldo Ramos.

O presidente da CPTrans, Gilmar de Oliveira, anunciou que a companhia estuda a realização de duas intervenções básicas, que poderão amenizar essa situação: a implantação de uma semáforo em Bonsucesso, com o objetivo de evitar a travessia desordenada de pedestres em frente ao supermercado Armazém do Grão; e a criação de uma faixa alternativa no trevo, direcionada aos motoristas que acessam Itaipava vindos da rodovia BR-040. Porém, segundo Gilmar, são sugestões paleativas, que serão implementadas em comum acordo com a população local.

“Por ser morador do terceiro distrito, e presidir a Comissão de Transportes, sou muito cobrado com relação ao trânsito na nossa região. Acho que a melhor maneira de chegarmos às soluções para isso é através do diálogo entre os poderes públicos (Executivo e Legislativo) e a própria comunidade”, disse o vereador. Maurinho disse que pretende agendar outro encontro, para que o chefe do executivo municipal possa ouvir pessoalmente os anseios dos moradores dos distritos e participar efetivamente desse processo.

 




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS