Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  Posse recebe debate sobre o Plano Diretor hoje

Data: 24/09/2013

 A sexta audiência itinerante nos bairros sobre o Plano Diretor de Petrópolis (PDP) será realizada hoje, dia 23, na Posse.

O encontro com os moradores está marcado para o auditório do Ciep Gabriela Mistral, na Estrada União e Indústria, a partir das 19h.

No quinto debate, realizado em Itaipava, os moradores tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre o processo de tramitação do plano – que estabelece regras para a adequada ocupação da cidade, determinando o que pode o que não pode ser feito em cada parte do município. O evento foi realizado no Ciep Cândido Portinari.

Estiveram presentes, além de moradores, representantes de entidades civis e de associações de moradores dos bairros que compõem o terceiro distrito. Temas como a ocupação desordenada, a prevenção de desastres, o adensamento populacional na região, a precariedade da mobilidade urbana e a falta de serviços públicos básicos, como a saúde, estiveram em pauta.

O presidente da Comissão de Estudos e Revisão do Plano Diretor, vereador Thiago Damaceno, explicou, durante a audiência, que o projeto voltou à Câmara após o governo municipal ter devolvido o documento para revisão. O projeto havia sido analisado pelo Legislativo em 2011, mas foi devolvido à Prefeitura para correção e adição de informações solicitadas pelo Ministério Público, que, à época, entendeu que os dados contidos eram insuficientes – faltava, por exemplo, um mapeamento por zona da cidade. Damaceno esclareceu também que o plano deve traçar diretrizes gerais.

A iniciativa das audiências públicas também foi destacada pelo representante da Associação dos Moradores do Cantagalo, localidade do Vale do Cuiabá, Fernando Guisard. “Aconvivência entre o poder público, a classe política e a população é o pilar da sociedade. Quanto mais essa relação for capilarizada, maiores são os benefícios para todos”, afirmou, destacando que o projeto deve observar as características de cada região, potencializando as particularidades de cada área.

Guisard destacou as melhorias que precisam ser realizadas no Vale do Cuiabá, região que ainda se recupera da tragédia das chuvas de 2011: “O poder público tem uma dívida com o Cuiabá, e tem que olhar para a região não com pena, mas com carinho, de forma pró-ativa. Além da questão das moradias, é preciso melhorar a infraestrutura para o acesso às pousadas, restaurantes, os passeios a cavalo”, afirmou.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS