Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  Plano Municipal de Redução Acidentes de Trânsito é lançado

Data: 19/09/2013

 

O Plano Municipal de Redução de Acidentes de Trânsito e a Campanha “Eu respeito a vida” foram  lançados nesta quarta-feira, durante a abertura da Semana Nacional de Trânsito, que aconteceu no Theatro Dom Pedro. O evento reuniu cerca de 300 pessoas entre autoridades, alunos de escolas estaduais e municipais e soldados do 32º Batalhão de Infantaria Motorizado. O objetivo da campanha é contribuir para que o trânsito se transforme em um espaço de convivência onde o ser humano seja prioridade e o plano visa conscientizar a população sobre a importância de se respeitar as leis de trânsito para evitar acidentes. 

Na ocasião, foram mostrados recortes de jornais que revelaram dados que nortearam a campanha, incluindo uma da Tribuna de Petrópolis, publicada no dia 1 de agosto, que mostrou que, na cidade pelo menos um motociclista se acidenta por dia. A Semana Nacional vai até o dia 23, mas segundo o presidente da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes, Gilmar de Oliveira, esta será uma campanha permanente.  “Este evento é comemorado a nível Nacional, portanto trata-se de uma obrigação do município. Com esta iniciativa, estaremos desenvolvendo atividades e ações de conscientização para atenuar os problemas relacionados aos acidentes de trânsito”, disse. Gilmar revelou que no dia 22, a cidade irá comemorar pela primeira vez o Dia Mundial Sem Carro. “Vamos fechar o Centro Histórico e estender a faixa de corrida da Barão do Rio Branco até a Rua Ipiranga. O objetivo é chamar a atenção da população para uma reflexão, que pode nos levar a encontrar outras alternativas de transporte, que não seja através dos carros e motocicletas, como a utilização do transporte público, por exemplo”, destacou. Segundo o presidente, no dia 22 a passagem de ônibus irá custar R$ 1,00.  

O Prefeito Rubens Bomtempo relembrou uma campanha que abordou a importância da utilização de cintos de segurança que aconteceu em 1995, quando ele era chefe do Centro de Terapia Intensiva do Hospital Municipal Nelson de Sá Earp. Ele afirmou que a campanha atual visa o respeito a vida para que a cidade tenha cada vez menos acidentes de trânsito. “Temos filas permanentes, que giram em torno de dez a 15 vítimas deste tipo de acidente, que esperam para fazer uma cirurgia”, contou. Rubens chamou  as mães das jovens Mirela Rabelo Portugal e Daniela da Costa Nery, que morreram vítimas de atropelamento na Estrada União e Indústria em 2007. Maria José da Costa Nery, mãe da Daniela, passou uma mensagem pedindo que os jovens tenham mais responsabilidade seja como pedestres ou motoristas. Ela destacou a dor da perda. “Minha filha saiu de casa feliz e voltou inerte, sem vida. É preciso muita garra e fé em Deus para continuar sobrevivendo”, disse. Já Maria Helena Rabelo Portugal comentou que o culpado pelo acidente das meninas foi condenado a sete anos e oito meses de prisão, após muita luta por justiça.  “As nossas filhas não voltam mais, porém a prisão dele pode evitar que outras mães passem o que estamos passando”, comentou.

Ainda durante a solenidade, o Coletivo Teatral Komos encenou cinco esquetes mostrando a importância da utilização do cinto de segurança, da buzina e faixa de pedestres, do perigo da embriaguês ao volante, do desrespeito de dirigir falando ao telefone e da irresponsabilidade dos motociclistas no trânsito. 

Em seguida, a major do Corpo de Bombeiros, Patrícia Levéfre, falou sobre os acidentes no país. “A maior causa de acidentes está vinculada ao excesso de velocidade. Se o motorista estiver a 30 Km/h, o pedestre tem chance de sobreviver; se ele estiver a 40 Km/h, a chance de óbito é de 15%; estando a 60 Km/h, a porcentagem é de 70% da chance de óbito e a 80 Km/h quase não existe chance de sobrevivência”, destacou. 

Também participaram do evento a primeira dama Luciane Bomtempo, os vereadores Ronaldo Ramos, Silmar Fortes, Reinaldo Meireles e Luizinho Sorriso; o delegado da 105ª Delegacia de Polícia, Alexandre Ziehe; o comandante Luiz Palência, do Comando de Bombeiros de Área da Região Serrana; o Secretário de Saúde André Pombo, o Secretário de Segurança, Calixto Barbosa; e o chefe do serviço de cirurgia buco-maxilo facial do Hospital Santa Teresa Edelto dos Santos Antunes. 

Até o dia 25 (com exceção de sábado e domingo), dois estandes na Praça Dom Pedro estão distribuindo adesivos e oferecendo a aplicação de cristalizador nos vidros dos automóveis das 9h às 18 horas. Segundo Ricardo Alves, prestador da Porto Seguro – patrocinadora da campanha Trânsito + gentil, o produto dura até dois meses e, dependendo da intensidade da chuva, não é necessário que o motorista ligue o limpador. 

 




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS