Petrópolis, 19 de Abril de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  Casas ainda não foram construídas

Data: 09/11/2012

 Vítimas das chuvas de janeiro do ano passado, do Vale do Cuiabá, realizaram na última terça-feira, dia seis, uma manifestação em frente ao Palácio Guanabara (sede do governo do Estado do Rio de Janeiro). Cerca de 60 moradores protestaram contra o atraso do pagamento das indenizações pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

Segundo eles, existem famílias que já assinaram os acordos há 10 meses e até agora não receberam o dinheiro. “Não dá para entender por que essa demora para pagar as indenizações. Queremos agilidade neste processo e, acima de tudo, queremos respostas”, destacou o presidente da Associação de Moradores do Vale do Cuiabá, José Quintella. Ele faz parte do grupo de moradores que já assinaram os acordos e ainda não foram indenizados. “Assinei o meu acordo com o Inea em maio deste ano. Até agora estou aguardando. E existem pessoas esperando há muito mais tempo”, informou.

Além dos moradores do Vale do Cuiabá, vítimas da chuva de Teresópolis e Nova Friburgo também participaram do protesto. Os manifestantes foram recebidos pelo secretário estadual de Obras, Afonso Monerat. Os moradores entregaram a ele uma carta com um pedido de urgência para a construção das casas, além do pagamento das indenizações e a dragagem dos rios.

No próximo domingo, a tragédia que atingiu sete municípios da Região Serrana completa um ano e 10 meses sem que nenhuma casa tenha sido construída. Segundo Quintella, a manifestação em frente ao Palácio Guanabara foi a forma que os moradores encontraram para ser ouvidos pelas autoridades. “Não aguentamos mais reclamar e solicitar respostas sem que nada seja feito. É importante dizer que o Inea não está cumprindo o acordo com os moradores do Cuiabá”, frisou. Nesta sexta-feira, dia nove, o presidente da Associação de Moradores do Vale do Cuiabá estará participando, na Câmara de Vereadores, de um encontro com os membros da Comissão Especial da CPI das Chuvas. Segundo José Quintella, o secretário de Obras do estado garantiu que um representante do governo estadual iria participar da reunião. “Esperamos que neste encontro tenhamos algum posicionamento sobre o andamento dos processos, tanto das indenizações quanto das construções das casas”, disse.

Janaína do Carmo

Redação Tribuna




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS