Petrópolis, 29 de Março de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  Revitalização da Praça da Liberdade não sai do papel

Data: 16/10/2012

 

 

A revitalização da praça garantiria melhorias nos jardins e no mobiliário. Hoje, o cenário é de abandono, com muitas luminárias quebradas

O projeto de revitalização da Praça da Liberdade, aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), ainda não saiu do papel. O parecer positivo, dado pelo órgão da Prefeitura de Petrópolis, foi dado no dia 16 de dezembro de 2011, mas ainda não há sinais de obras no local. Os recursos para as obras vieram de uma emenda parlamentar apresentada pelo deputado federal Hugo Leal em 2009.

 

O pré-projeto de requalificação da Praça da Liberdade foi encaminhado pela primeira vez ao Iphan em dezembro de 2010. A avaliação foi feita por técnicos do escritório regional e também do Rio de Janeiro e o parecer positivo ao projeto foi emitido pelo órgão no dia 16 de dezembro do ano passado, por meio do ofício 374/2011.

Localizada no centro da cidade, a Praça da Liberdade é um dos únicos locais de lazer arborizado para os moradores e visitantes de Petrópolis, com parque para as crianças. A primeira versão do projeto passou por adequações, já que de 10 pontos de intervenção apresentados pelo município, cinco deles foram embargados pelo órgão. A aprovação do projeto já conta com as adequações que precisavam ser feitas, como por exemplo em relação ao piso, paisagismo e o coreto, que na versão original deveria ter os jardins de seu entorno rebaixados; com relação ao mobiliário urbano e drenagem, algumas adequações também precisarão ser feitas.

 

Redação Tribuna




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS