Petrópolis, 29 de Março de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  Carta aberta à Sra. Presidenta Dilma Rousseff

Data: 06/09/2012

 RESPEITABILÍSSIMA SENHORA PRESIDENTA

DILMA ROUSSEFF

 

Por absoluta necessidade, nós de Itaipava, recorremos a Vossa Importante ajuda, pedindo antes, desculpas pela ousadia de tomar Vosso precioso tempo e atenção, porém, nos sentimos desamparados.

Esta carta aberta, com agradecimentos pelas providências tomadas no âmbito da União, também carrega nossas mágoas, com relação às ações do Estado e do Município, que deixam muito a desejar e muito nos tem prejudicado.

Não necessitamos recordar a tragédia na madrugada de 12/01/2011, nem nos é grato fazê-lo, porém, é preciso que as autoridades que lidam com nosso cotidiano nos respeitem e tenham em mente, que muitos de nós perdermos tudo, inclusive parentes e amigos

Depois de tanto tempo e tantas tentativas, a quem recorrer? Não sabemos, porém, ao procurá-la temos certeza de que “batemos na porta certa”, pois no passado, a jovem Dilma deve ter se sentido tão desamparada quanto a população de Itaipava se sente hoje. Os motivos podem ter sido outros, porém, o sentimento é o mesmo. Desesperança... desamparo... incerteza... impotência... tristeza.

Talvez nos tratem com desprezo, por pensarem que somos cidadãos inferiores ou por nos imaginarem despreparados ou ainda, por saberem como é difícil nos socorrermos junto ao Poder Judiciário, que é dispendioso, toma-nos tempo e dias de trabalho e ainda, porque sabem que o Estado tem enormes prerrogativas.

Para nós o tempo voa e os prejuízos se acumulam, enquanto para os burocratas, nada os afeta ou incomoda, não são responsabilizados.

A seguir, enumeramos os itens que mais nos incomodam e para os quais solicitamos sua proverbial atenção.

A – Falta de respeito no relacionamento do Estado, para com a população. Rogamos que Vossa Excelência envie pessoa de sua confiança para interagir conosco e nos ouvir.

B – Planejamentos feitos à revelia da população, que não é ouvida, embora seja a mais interessada e prejudicada. Pedimos que sejam disponibilizados e informados à população, todos os planos, custos, prazos de execução e verbas disponíveis, que deverão ficar expostos para consultas.

C – Até o presente, não foi construída nenhuma habitação para desabrigados e realocados. Desejamos o rápido início das obras. Já se passaram 18 meses.

D – Reflorestamento e cobertura vegetal. Solicitamos o plantio urgente de mudas de árvores da Mata Atlântica e gramíneas, para proteção geral.

E –Reconstrução urgente de todas as pontes que ruíram. Urgentíssimo! Não se deve priorizar parques e ciclovias em detrimento de casas e pontes.

F – Regularização de margens e leitos de rios. Não se deve usar este item (que é necessário) como motivo para implantar parques fluviais, que obrigam a retirada indevida de inúmeros,  imóveis, pois atingem maior área. Deve-se respeitar o trabalho de vidas inteiras, de pessoas que lutam com dificuldades financeiras.

Excelentíssima Senhora Presidenta, ao ler o pensamento abaixo, do antropólogo Roberto Damatta, publicado em artigo do “O Globo”,

“No Brasil a autoridade vê apenas a letra fria da lei,  deixando de          fora o espírito dos valores da sociedade da qual faz parte.”

não nos restam dúvidas de que reflete a atuação do Estado e do Município, em Itaipava, que tanto nos têm causado prejuízos, insegurança, desgaste, dúvidas, amolações, grande desgaste e perda de saúde.

Depois do enorme sofrimento imposto pela natureza, não é justo que soframos ainda mais, pela ação arrogante e prepotente do Estado, que é demorada, prejudicial e insensível às nossas necessidades.

O momento é de alerta redobrado, pois a União acaba de liberar enormes verbas para o Estado, que precisam ser fiscalizadas.

Senhora Presidenta, contamos vivamente com Vossa compreensão e apoio, pois virando-nos as costas, a ninguém teremos a quem recorrer.

Agradecendo a atenção, formulamos desejos de felicidade pessoal juntamente com a família e nos despedimos com admiração e apreço.

Cordial e atenciosamente

Nome:

Assinatura:

Endereço:

Identificação:

Moradores de Itaipava, setembro de 2012.

Nome:

Assinatura:

Endereço:

Identificação:

 




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS