Petrópolis, 29 de Março de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  Destaques na coleta seletiva, escolas são premiadas

Data: 29/03/2012

 A Secretaria Municipal de Educação realizou ontem a entrega da premiação às escolas da rede que se destacaram em 2011 no “Programa Coleta Seletiva – o Lixo é um luxo”, fruto de uma parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep). Das 66 instituições que participaram, as oito melhores – ou seja, aquelas que arrecadaram a maior quantidade de materiais recicláveis como garrafas pet, poli, alumínio – receberam um prêmio em dinheiro, entre R$ 1 mil, para a oitava colocada, até R$ 8 mil, para a primeira, que foi o Centro de Educação Infantil (CEI) Inês Belarmino de Souza, no Siméria. Além disso, as escolas vencedoras terão parquinhos instalados pela Comdep e todas as 66 receberão o dinheiro da venda dos materiais arrecadados.

O CEI Inês Belarmino de Souza fez parte do programa pela primeira vez em 2011. Com apoio da comunidade, dos pais dos 69 alunos da instituição e, principalmente, do interesse das crianças, a escola conseguiu juntar quatro toneladas das 48 arrecadadas por todas as participantes. A diretora da instituição, Rosana Lima Rezende, se disse emocionada e contou ainda um pouco do trabalho que é realizado com os alunos.
- Estamos muito felizes. Todo mundo se envolveu, as crianças principalmente. Elas adoram, não precisa nem pedir e elas trazem os materiais. Duas vezes por ano nós também realizamos oficinas e exposição com o que é produzido por elas com material reciclável – comentou.
A diretora diz ainda que o dinheiro recebido será usado para reformas e adaptações necessárias para receber o parquinho. A secretária de Educação Cláudia Quintanilha enalteceu a parceria feita com a Comdep e o trabalho de conscientização com as crianças pelas escolas.
- Mesmo as que não ficaram entre as oito são vencedoras. São todas vencedoras por terem feito esse trabalho tão importante com as crianças e isso tem que ser valorizado. O nosso objetivo é que o programa cada ano se torne maior – exaltou a secretária.
Além da consciência incutida nos alunos, que se reverte em prêmios e melhorias para a própria instituição, os resultados são vistos no dia a dia, refletindo em melhora de qualidade de vida para toda a população.
- Esse material podia estar indo para os rios, para as encostas, para as ruas, mas está indo ser reciclado. O prêmio é uma forma de incentivo para que cada vez mais escolas participem – afirmou a coordenadora geral de educação ambiental da secretaria, Esmeralda Collares.

Escolas vencedoras
Da 1ª a 8ª séries
CEI Inês Belarmino de Souza
EM Rotary
EM João Kopke
EM Robert Kennedy
EM Amélia Antunes Rabelo
EM Dr Barros Franco
EM DR Teodoro Machado
EM Dr Paula Buarque

Aterro de Pedro do Rio será desativado até 2014
A entrega dos prêmios ocorreu na sala de cinema do Centro de Cultura Raúl de Leoni. Ao comentar para as diretoras das escolas sobre o projeto, o presidente da Comdep, Anderson Juliano, revelou alguns números sobre a produção de lixo na cidade. São recolhidas diariamente 290 toneladas de lixo na cidade, que são despejados no aterro em Pedro do Rio. Pelo menos assim será até 2014.
- Temos uma LO (Licença de Operação) até o meio desse ano, mas já existe um pedido para prorrogar esse prazo, até 2014.
Até lá, de acordo com Juliano, o aterro ainda tem capacidade de suportar o volume produzido. Depois dessa data, o lixo deverá ser levado a um aterro que será construído pelo governo do estado em Três Rios. Para lá também será levado o lixo produzido em outras cinco cidades integrantes do consórcio.
- Isso vai aumentar o custo com o transporte, mas em contrapartida diminuirá muito o impacto ambiental – destacou.
O presidente não se limitou a falar sobre o projeto de coleta seletiva feito nas escolas. Ele lembrou ainda do projeto “Coleta de porta em porta” que ocorre nos bairros, atualmente Bingen, Mosela, Valparaíso, Morin e Alto da Serra.
- Em todos os bairros o resultado é positivo, mas na Mosela, logo no primeiro dia, coletamos 1.500 quilos desses materiais recicláveis. É muito importante essa coleta. Esse material não é lixo, é dinheiro. Não podemos ficar enterrando dinheiro- destacou.

 

FONTE: DIÁRIO DE PETRÓPOLIS




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS