Petrópolis, 16 de Abril de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  Sicomércio quer acordo que autorize férias coletivas e suspensão da cobrança de ISS e IPTU

Data: 30/03/2020


Sicomércio quer acordo que autorize férias coletivas e suspensão da cobrança de ISS e IPTU 


Desde que a Pandemia de Covid-19 começou, a preocupação com a economia vem crescendo na mesma proporção que o número de casos confirmados e suspeitos da doença. Para evitar o colapso dos sistemas de saúde, autoridades governamentais defendem que o isolamento social é a chave.

Com os estabelecimentos comerciais de Petrópolis fechados há mais de uma semana, o Sicomércio – Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis, vem tentando soluções para diminuir o impacto na economia da cidade. Entre as ações está a abertura de diálogo entre locadores e locatários de imóveis comerciais. O objetivo do sindicato é abrir um canal de negociação para que os empresários se ajudem mutualmente.

“O Sicomércio quer promover uma conversa entre os empresários para que ações conjuntas sejam feitas para reduzir os prejuízos que serão inevitáveis. Sabemos que alguns locadores dependem, também, dos valores arrecadados nos aluguéis para continuar suas atividades, mas devemos ser sensíveis nesse momento. Muitos empregos estão ameaçados. Conversar e chegar em um acordo que seja favorável para ambas as partes é o ideal”, explica Marcelo Fiorini, presidente do Sicomércio.

Leia também:

Petrópolis manterá comércio fechado pelo menos até o dia 6 (https://tribunadepetropolis.com.br/petropolis-mantera-comercio-fechado-pelo-menos-ate-odia-8)

A carta elaborada pelo Sicomércio orienta os empresários a conversarem com os locadores e encontrarem o melhor caminho para todos. O sindicato não pode obrigar que os aluguéis ou qualquer outra taxa deixem de ser pagos. O objetivo do documento é nortear caminhos que podem ser seguidos desde que haja entendimento dos envolvidos.

“Nossa intenção não é prejudicar o comércio. É abrir canais de comunicação para que juntos possamos enfrentar essa crise sanitária. A Pandemia não tem precedentes e precisamos nos ajudar ou então teremos que fechar nossos empreendimentos”, reforça Marcelo.

Além dessa recomendação, O Sicomércio vem solicitando junto aos governos federal, estadual e municipal uma série de ações para auxiliar os empresários do comércio na cidade. Entre outras ações estão:

- Acordo com o Sindicato dos Empregados no Comércio de Petrópolis para a concessão de férias coletivas;

- Pedido ao Governo Federal de postergação da cobrança do Simples Nacional (imposto);

- Pedido ao governo municipal de suspensão do ISS e do IPTU de imóveis comerciais, postergação dos prazos para entrega de declarações relativas aos tributos municipais, entre outras medidas.

“Neste momento é fundamental o alinhamento de governos, sindicatos, associações, lojistas e locadores em busca de caminhos que diminuam o impacto e as consequências dessa crise econômica e, sobretudo, humanitária”, diz Marcelo. 




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS