Petrópolis, 29 de Março de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  Dia Mundial Sem Carro: comemoração em Petrópolis começa hoje

Data: 21/09/2014

Dia Mundial Sem Carro:  comemoração em Petrópolis começa hoje

 

Diário de Petrópolis, Domingo, 21 de setembro de 2014

 

Um passeio ciclístico, uma caminhada e a conscientização de estudantes da rede municipal de ensino fazem parte da programação de Petrópolis na campanha pelo Dia Mundial Sem Carro, lembrado na segunda-feira (22). O objetivo é estimular cada vez mais o passeio a pé, de bicicleta ou ainda com a utilização do transporte público para sensibilizar sobre os problemas gerados pelo uso excessivo de automóveis e enriquecer o debate sobre mobilidade urbana.

As comemorações começam neste domingo com um passeio ciclístico e caminhada pela Avenida Barão do Rio Branco. A concentração será às 9h na Casa da Educação Visconde de Mauá. O evento também encerra a programação da Conferência Municipal de Trânsito e Transportes, que teve como tema: “Mobilidade, Vida em Movimento”.

Nesta segunda-feira (22/9) acontecem uma série de palestras dentro do tema “Educação para Mobilidade”: uma ação educativa e de conscientização para alunos da rede municipal de ensino realizada pela Prefeitura na Sala de Cinema Humberto Mauro, no Centro de Cultura Raul de Leoni. O evento acontece a partir das 9h com a presença do empresário e cicloativista, Jarbas Braga Neto e também do consultor e pesquisador de mobilidade urbana, Luciano Moreira.


Saiba mais sobre o Dia Mundial Sem Carro

 

 

Instituído no dia 22 de setembro de 1997 na França, foi adotado por diversos países da Europa
e em seguida foi disseminado por todo o mundo. Milhares de cidades realizam neste dia atividades em defesa do meio ambiente e da qualidade d
e vida.

O objetivo principal deste dia é estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, além de propor às pessoas que dirigem todos os dias que revejam a dependência que criaram em relação ao carro ou moto. A ideia é que essas pessoas experimentem, pelo menos nesse dia, formas alternativas de mobilidade, descobrindo que é possível se locomover pela cidade sem usar o automóvel.

 




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS