Petrópolis, 19 de Abril de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  GE Celma vai instalar nova unidade industrial em Petrópolis

Data: 09/09/2014

 

Tribuna de Petrópolis, 05 de Setembro 2014

 

A General Eletric  em Petrópolis, GE Celma, recebeu na manhã desta sexta-feira a visita do Ministro da Aviação Civil, Moreira Franco em uma de suas sedes na cidade. O encontro teve como objetivo conhecer a subsidiária de uma das maiores empresas de exportação de serviços no país e dispor de novos incentivos federais para que a indústria se mantenha na região.

A GE Celma é uma das maiores exportadoras de serviços do país e faturou US$ 1,1 bilhão no ano passado, sendo 95% em serviços para clientes do exterior, como FedEx e Southwest. A empresa tem capacidade para realizar revisões em 350 motores por ano e está investidno US$ 50 milhões para ampliar essa capacidade para 500 motores até 2020.

Um dos grandes impecílios é ainda a chegada de peças que vem de outras subsidiárias, como por exemplo, para a montagem das turbinas do avião regional chinês AEJ21. As partes virão da gábrica da GE em Cincinnatti, que fica nos Estados Unidos e chegam ao país por Viracopos. De Campinas vem para cá de caminhão em uma viagem de mais de 10 horas, enquanto poderiam chegar diretamente pelo Galeão.

“Ainda não vejo essa necessidade, mas acredito que a própria Celma vai se manifestar e se adequar para colocar em prática essas mudanças”, desconversou o ministro Moreira Franco.

A GE Celma agilizaria a chegada das peças e também entrega de motores caso houvesse mais disponibilidade de voo de carga no Rio de Janeiro. Segundo o presidente da subsidiária em Petrópolis, Julio Talon, a preferência pelo Viracopos, em São Paulo, se deve ao número de voos internacionais com transporte de carga.

“No Viracopos há voos saindo para os Estados Unidos por exemplo todos os dias. E nós recebemos e enviamos a demanda de um a dois motores por dia. No Galeão ainda não tem essa disponibilidade. Mas nós teríamos o maior interesse  como alternativa de logística já que agilizaria ainda mais a entrega de motores, por exemplo. Nós trabalhamos muito com prazos e a disponibilidade de mais voos de transporte de carga para o Rio seria um adianto”, disse.

 

GE Celma exporta também para China

 

As turbinas do avião regional chinês ARJ21, modelo que compete com a família E190/195 da Embraer, serão montadas na oficina de motores da General Eletric em Petrópolis, GE Celma. 

O avião chunês está previsto para entrar em operação no primeiro semestre do ano que vem e vai utilizar um motor similar ao da família de jatos 190/195 da Embraer, o CF34-10E, que já é montado em Petrópolis.

As partes virão da fábrica da GE em Cincinnatti (EUA) e, de Petrópolis, o motor será exportado para a China. A encomenda chinesa ocupará o espaço da linha de montagem dedicada ao motor da Embraer, que ficaria ociosa com entrada em operação do E2, segunda geração dos jatos regionais da empresa.

Atualmente, a empresa produz cerca de 70 motores por ano para Embraer. Em média, cada turbina é produzida em 16 dias. A capacidade de produção, no entanto, é inferior a suportada. Por isso, não será necessário a contratação de mão obra, já que a GE Celma conta com 1.300 funcionários contratados e 500 residentes.



Arquivos:

 GE.pdf


 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS