Petrópolis, 29 de Março de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  Petrópolis vai ganhar mais 250 Conselhos de Saúde e Educação

Data: 16/07/2014

 


Petrópolis vai ganhar mais 250 Conselhos de Saúde e Educação

Tribuna de Petrópolis, Quarta, 16 Julho 2014


Todas as escolas municipais e os postos de saúde do município terão conselhos comunitários. O tema foi debatido em reunião da Frente Pró-Petrópolis (FPP), que tratou da capacitação dos conselheiros. Hoje existem 35 conselhos.

 

A cidade deve ganhar nos próximos anos mais de 250 só nas áreas de Educação e Saúde. A medida obedece a uma determinação do Ministério da Educação, que prevê que cada escola do município tenha um conselho , assim como a uma diretriz do Plano Diretor que indica a criação de conselhos para cada posto de saúde existente na cidade. Considerando que existem mais de 200 escolas e 44 postos de Saúde da Família, o número deve ultrapassar a 250, levando em conta outras áreas da administração pública. Atualmente existem 35 conselhos na cidade, entre os regulamentados por lei e por decreto.

A questão foi debatida ontem, dia 15, durante a reunião da Frente Pró-Petrópolis (FPP), na sede da Firjan. Na ocasião, foi discutida a questão da capacitação dos conselheiros, que deve ser feita por meio do Instituto Philippe Guédon Pró Gestão Participativa (IPGP).

Paulo Martins, Secretário Geral do IPGP, colocou o instituto à disposição para capacitar os conselheiros atuais e futuros, além de ajudar na criação de novos conselhos. Paulo explicou que o processo de capacitação vai englobar a distribuição de mídia (DVD), contendo informações sobre a política e os conselhos, além da publicação de cartilhas com linguagem acessível e informações de cidadania, controle social, gestão participativa (conselho de políticas públicas, orçamento participativo, lei de responsabilidade fiscal e de iniciativa popular), conferências, mesas de diálogo, fóruns, consultas, audiências públicas e direito à informação.

Segundo Paulo Martins, estes projetos estão em fase de conversação com os poderes legislativo e executivo.

 

Aline Rickly

Redação Tribuna




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS