Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  Movimento Distritos de Petrópolis é consolidado

Data: 14/05/2014

 

Movimento Distritos de Petrópolis é consolidado 

 

Diário de Petrópolis, Quarta-feira, 14 de maio de 2014

 

Anna Paula Di Cicco

 

 

Na noite da última segunda-feira cerca de 25 associações de moradores, bem como entidades e organizações não governamentais se reuniram no Arcadia Mall, em Itaipava, para consolidar o “Movimento Distritos de Petrópolis”, através da assinatura de um Termo de Cooperação. De acordo com a Novamosanta, o encontro foi muito interessante e incluiu diversos debates.

 

- O Termo é escrito com base em seis pilares principais, seis bandeiras. Vamos agora criar um grupo de trabalho para cada uma dessas bandeiras, que irá propor um ou até dois projetos e se preparar para levar o assunto à prefeitura, diz Roberto Penna Chaves, presidente da Novamosanta.

 

Os seis eixos principais que renderão grupos de trabalho são: respeito às condições de vida da população dos distritos; plano de desenvolvimento sustentável da região; programa de desenvolvimento da infraestrutura de água, saneamento, energia e comunicação; programa imediato de melhoramento da mobilidade urbana; compromisso de licenciamento de obras mediante avaliação de impacto ambiental, social e de reais condições de infraestrutura, e a destinação de recursos para atendimento à região, compatíveis com as necessidades e a contribuição tributária dos distritos.

 

As cinco entidades coordenadoras do Movimento são a UDAM (União Distrital das Associações de Moradores), Novamosanta, Petrópolis Convention & Visitors Bureau, Projeto Araras e GAPA-MA Itaipava. Apesar de 25 entidades terem comparecido à assinatura do Termo, tantas outras se manifestaram solicitando prazo para assinarem também.

 

- Acredito que chegaremos a umas 40 associações. Iremos abrir para que possam assinar mesmo sem terem isso à reunião, pois sabemos que em dia de semana fica complicado para muita gente, afirma Roberto.

 

De acordo com o documento a ser apresentado à prefeitura, algumas reivindicações são baseadas na “visível degradação das condições de vida, no processo de crescimento desordenado, na tolerância à ocupação do território em áreas de risco e na grande influência de grupos de interesses descomprometidos com o futuro da região”, entre outras.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS