Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  Defesa Civil apresenta plano contra desastres naturais

Data: 19/12/2013

 Mesmo a poucos dias do início do verão, os moradores de Petrópolis já têm uma nova perspectiva em relação ao combate a desastres naturais, que frequentemente têm atingido a cidade nos últimos anos, como as chuvas de janeiro de 2011, que atingiram o Vale do Cuiabá, em Itaipava, e em março deste ano, no Quitandinha. Para isso, foi lançado na manhã de ontem, no Theatro D. Pedro, o Plano de Contingência de Petrópolis, que funcionará como uma espécie de cartilha, elaborada pela Defesa Civil em conjunto com as secretarias e órgãos estaduais envolvidos em ações emergenciais. Participaram da apresentação o prefeito Rubens Bomtempo, o vice-prefeito Luiz Fernando Vaz e o secretário de Proteção e Defesa Civil, o tenente coronel Rafael Simão.

 

Sendo elaborado desde o mês de setembro pelas entidades, o Plano poderá receber modificações de acordo com a demanda e tem como objetivo uma resposta à população em casos de desastres naturais, como chuvas de grande proporção e outros. Foi o que contou o secretário Rafael Simão.

 

- Nosso objetivo não é que ele seja um livro e sim um caderno fácil de ser utilizado e que todos tenham acesso. Servirá como um manual de instruções em ações de emergência, para que cada órgão saiba como agir. De acordo com observações e sugestões ele poderá sofrer alterações – explicou.

 

Ainda segundo o tenente coronel, em janeiro, um simulado será feito utilizando as observações feitas no Plano, que tem um pouco mais de 30 páginas, com gráficos elaborados comsuporte da Defesa Civil. Três destes gráficos apresentam matrizes que explicam o que cada órgão terá como função, entre a prestação de socorro, assistência e reabilitação. Ele passa a vigorar em 2014.

 

Muito satisfeito com o lançamento do Plano, o prefeito Rubens Bomtempo, citou o empenho das secretarias e dos envolvidos.

 

- Isso representa que a cidade está mobilizada para enfrentar os problemas e que a ajuda da sociedade civil organizada, está se tornando cada vez mais importante. É um Plano legítimo e que temos a capacidade de exercer. Podemos esperar coisas boas deste planejamento. Temos que nos preparar independente de não estarmos em períodos de chuvas – disse.

 

O evento contou com a presença de vereadores, representantes do Corpo de Bombeiros, Guarda Civil e outros. O Plano estará disponível nas próximas horas, no site da Prefeitura Municipal - www.petropolis.rj.gov.br.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS