Petrópolis, 16 de Abril de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  Estado anuncia campus da Uerj para Petrópolis

Data: 17/12/2013

 Petrópolis terá um campus da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), que contará com o primeiro curso de Arquitetura da instituição. A expectativa do governo do estado é de iniciar as aulas da primeira turma ainda no segundo semestre de 2014. A medida, anunciada durante a visita do governador Sérgio Cabral ao município na manhã de ontem para a inauguração do Centro Vocacional Tecnológico (CVT), será mais uma oportunidade para os estudantes cursarem uma graduação gratuitamente. Na semana retrasada já havia sido anunciada a vinda de um campus da Universidade Federal Fluminense (UFF) também para o município.

 

Segundo o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Gustavo Tutuca, o processo de compra do imóvel onde será instalado o campus já foi iniciado. O prédio da Uerj em Petrópolis será na Avenida Barão do Rio Branco, numa residência onde já funcionou a Coordenadoria Regional Serrana III, atual Diretoria Regional Serrana I que está localizada na Rua Dom Pedro, no Centro.

 

- Começamos o processo de compra do imóvel pelo estado, já estamos com recurso reservado no valor de R$ 2,5 milhões, que é o que acreditamos que seja. Queremos fazer o vestibular para que no segundo semestre já tenhamos a primeira turma cursando – disse.

 

Durante o discurso, o governador Sérgio Cabral ainda citou os esforços do deputado estadual Bernardo Rossi (PMDB) e do deputado estadual, Marcus Vinícius (Neskau) (PTB) que atualmente ocupa o cargo de secretário de estado de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida.

 

- O curso de Arquitetura faz parte da realidade de Petrópolis, que é uma cidade com tamanha beleza arquitetônica, por isso os esforços do Bernardo, do Marcus Vinícius, que sempre me cobravam isso. Eu prometi e agora estou cumprindo – declarou o governador.

 

- É um sonho nosso desde a época de estudante e uma luta que venho travando desde que fui eleito vereador. Um sonho não como deputado, mas como petropolitano. É um curso novo e tem haver com a realidade da cidade, uma grande conquista para o município – disse Bernardo Rossi.

 

O vice-governador, Luiz Fernando Pezão, que também é coordenador de Infraestrutura do Estado, lembrou as parcerias para a concessão de bolsas de estudo integrais na UCP, que conta com cursos de Engenharia, e para a vinda do campus da UFF para a cidade que vai oferecer curso na mesma área.

 

- Eu sei na Coordenadoria a falta de arquitetos e engenheiros que enfrentamos por causa da defasagem no serviço público – ressaltou Pezão.

 

 

 

UFF

 

 

 

No fim do mês passado foi anunciado que Petrópolis receberá um campus da Universidade Federal Fluminense (UFF). Ele será no prédio do Ciep do Quitandinha, onde funcionava o Cetep - polo da Faetec e do Cederj que foi transferido para o prédio do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) inaugurado ontem. No campus da UFF no município, os cursos de graduação oferecidos serão de Engenharia de Produção e Engenharia de Computação, além de Mestrado Profissional na área de Engenharia.

 

 

 

OUTRAS OPÇÕES DE

 

ENSINO SUPERIOR

 

 

 

Atualmente, em Petrópolis, quem deseja cursar o ensino superior gratuitamente também tem a opção de fazê-lo no Instituto Superior de Tecnologia em Ciências da Computação (IST), no Quitandinha. Ele funciona no Centro de Educação Profissional em Tecnologia da Informação (CPTI) instalado no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), que abriga cursos de mestrado, doutorado e pó-doutorado nas áreas de Ciência da Computação, Matemática Aplicada e Computacional, Mecânica Computacional, Sistemas e Controle.

 

Outra opção é a unidade educacional do Cefet, que além dos cursos técnicos, oferece Licenciatura em Física e Curso Superior de Tecnologia de Gestão em Turismo.

 

Há ainda a possibilidade de cursar em unidades privadas com bolsas de estudo do ProUni ou por meio de parcerias, como a firmada com a Universidade Católica de Petrópolis, que recentemente anunciou 150 novas bolsas integrais de estudo para ingressar em qualquer um dos cursos da instituição. Inclusive, o edital para o vestibular social está previsto para ser divulgado hoje, dia 17, no site da instituição (www.ucp.br). A data da seleção já está marcada para o dia 18 de janeiro. As inscrições estão abertas.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS