Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  Município embarga obras da Concer no Belvedere

Data: 28/11/2013

 

A Secretaria de Obras de Petrópolis embargou no último mês as obras que aconteciam no Belvedere do Grinfo, realizadas pelas concessionária que administra a BR-040, a Concer. A medida foi publicada em Diário Oficial e, segundo fiscais, as intervenções apresentavam irregularidades, já que o local é um prédio tombado pelo município.

As intervenções de duplicação das pistas de subida e descida da serra tiveram início em junho deste ano e funcionários da concessionária fecharam o acesso ao patrimônio. O local está sendo utilizado desde então como canteiro de obras.

De acordo com a Secretaria de Planejamento, através de nota, foram constatadas irregularidades no local, que chegou a ser fechado com alvenaria e recebeu instalações elétricas e hidráulicas da concessionária da rodovia. A concessionária responsável pela administração da rodovia usa o terreno do Belvedere como ponto de apoio para a construção da nova subida da serra de Petrópolis. O prédio seria usado como vestiário pelos funcionários da obra. 

Ainda de acordo com a prefeitura, a Concer foi multada pelo município no dia 25 de outubro e desmontou as construções irregulares no Belvedere. O valor da multa não foi divulgado.

Segundo a Concer, o Mirante do Belvedere, local onde pode ser vista uma das mais belas paisagens da serra de Petrópolis, fica fechado para visitação durante os três anos da obra – prazo estipulado para o fim das intervenções. Ainda de acordo com a concessionária, durante as obras também vai ser feita uma revitalização do espaço.

O Belvedere do Grinfo fica na descida da serra de Petrópolis, próximo ao quilômetro 88. Foi inaugurado na década de 60, para sediar um restaurante, e já foi cenário para novelas e filmes nacionais e internacionais. Depois de sua construção e do restaurante, o local passou a ser utilizado para eventos ao ar livre, mas a concessionária que administra a via acabou conseguindo liminar na Justiça para proibição. A partir disso, o monumento não abrigou mais qualquer atividade e acabou em estado de completo abandono.

 




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS