Petrópolis, 29 de Março de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  Defesa Civil está em alerta

Data: 17/10/2013

 Previsão é de chuva até sexta-feira

A secretaria de Proteção e Defesa Civil está aproveitando os meses que antecedem o verão para reforçar as orientações à população sobre como se preparar para o período de chuvas. A intenção é reduzir os riscos de desastres provocados por deslizamentos com medidas simples, como colocar calha nos telhados, não jogar lixo nas encostas e não fazer queimadas.

 

“É importante que as pessoas liguem para a Defesa Civil e peçam informações do que fazer antes do período das chuvas. Antes de acontecer é muito mais fácil tratar o problema”, disse o diretor técnico da Defesa Civil, Ricardo Branco.

 

Para a prevenção de tragédias, é fundamental que a população também faça a sua parte. Em obras e construções, o proprietário deve contratar técnicos responsáveis, como engenheiros e arquitetos, além de buscar a autorização da prefeitura. Essas medidas são uma garantia de segurança para o morador, já que assim ele saberá se pode ou não construir em um determinado terreno.

 

O diretor operacional da secretaria, tenente coronel Ramon Camilo, frisa que sempre que houver sinais de instabilidade na casa, no terreno ou no barranco, o morador deve pedir uma vistoria preventiva da Defesa Civil pelo telefone 199. No caso de o imóvel ser interditado, os moradores devem acatar a orientação da secretaria e deixar o local.

 

“Trinca nas paredes, água empoçando no quintal, portas e janelas emperrando, rachaduras no solo e água minando da base do barranco são sinais de que a pessoa deve solicitar a vistoria preventiva da Defesa Civil”, disse Ramon Camilo.

 

A calha nos telhados impede que a água das chuvas vá direto para o terreno, o que causaria erosão e saturação do solo, facilitando o deslizamento no caso de fortes chuvas. Com a calha, o morador dá o destino correto para a água, que passaria a seria a ser canalizada para as galerias pluviais.Também é importante não deixar o solo exposto às chuvas. Por isso, não se deve desmatar, fazer queimadas ou cortes irregulares no terreno.

 

Chuvas deixam rios de Petrópolis em estado de atenção

 

As chuvas que atingem Petrópolis desde a madrugada de ontem não trouxeram consequências à população e nem à Defesa Civil, que não registrou nenhuma ocorrência. Porém, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), informou que a cidade ficará com os principais rios da cidade em estado de atenção para possíveis transbordamentos.

 

Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura, nenhum sistema de alarme precisou ser acionado até agora, mas a Defesa Civil está constantemente em alerta, já que a previsão para hoje ainda seja de chuva moderada, podendo ocorrer algumas pancadas ao longo do dia.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS