Petrópolis, 20 de Abril de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  Academia da Terceira Idade completa um ano com 90 alunos e fila de espera

Data: 03/10/2013

 

Instalada em um campus universitário e com acompanhamento de professores e alunos de Educação Física, Fisioterapia e Enfermagem, a primeira Academia da Terceira Idade de Petrópolis, no Bingen, está completando um ano e quatro meses de funcionamento. Na última segunda-feira, véspera do Dia Internacional do Idoso, o deputado estadual Bernardo Rossi (PMDB) visitou o espaço viabilizado com a doação dos equipamentos, especiais junto ao fabricante, uma indicação do parlamentar. Hoje, a Academia já atende a 90 idosos, todos com acompanhamento clínico com exames de glicemia,  pressão arterial e colesterol.

 

- É forte a demanda população de mais de 50 mil pessoas em Petrópolis com mais de 50 anos pela atividade física. E estudos mostram que o exercício físico reduz em até 30% o consumo de medicamentos, até os de uso contínuo, como o de controle da hipertensão, por exemplo. Assim que soube do interesse da Universidade no programa uni forças para sua realização. Petrópolis só tem a ganhar com parcerias como essa - destacou Bernardo Rossi.

 

A previsão do IBGE para 2015 é que existam no país 33 milhões de idosos, boa parte deles no Estado do Rio, hoje a unidade da federal com a maior população acima dos 60 anos.

 

- E Petrópolis é uma das cidades do interior com número expressivo de maiores de 50 anos com tendência também a ter uma população mais idosa ao longo dos anos - afirma Bernardo Rossi.

 

Na Academia da Terceira Idade, são 10 aparelhos especiais para a faixa etária acima dos 50 anos, que utilizam somente o peso do corpo como tensor para os exercícios. Além disso, a estrutura também conta com um painel de alongamento e possui capacidade para até 30 alunos por horário.

 

- Quando o idoso tem uma indicação prescrita por seu médico, também procuramos orientá-lo de forma que ele siga esse programa. É importante a presença de profissionais na orientação para que os exercícios sejam feitos de forma correta - explica Renato Farjala, coordenador do projeto.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS