Petrópolis, 29 de Março de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  Moradores da Mosela temem queda de árvore

Data: 03/10/2013

 

Moradores da Rua Mosela, próximo ao número 411, temem o tombamento de uma árvore. Segundo eles, técnicos da Secretaria de Meio Ambiente já foram ao local pelo menos quatro vezes, mas até agora nada foi feito para resolver o problema. A preocupação, agora, é que, com as chuvas, a raiz da Sibipiruna  de cerca de 12m, não resista e acabe causando danos não só as propriedades do entorno, mas também às vidas de quem reside na área.

Para Cláudio Lopez, que mora na residência que fica em frente à árvore, os prejuízos já começaram a aparecer. Devido à raiz da espécie, a estrutura da ponte que dá acesso a sua casa está comprometida. Ele teme que, no futuro, caso nada seja feito, a árvore tombe para dentro de sua propriedade. “Já plantei outras plantas em volta para ver se ajuda a dar sustentação ao barranco, mas como a quantidade de terra é muito pouca, não sei se vai ajudar. Estou preocupado, porque se a árvore tombar vai destruir boa parte do muro e também entrar na casa”, declarou.

Quem também reclama do problema é Jorge Garcia. Segundo ele, há pelo menos 12 anos a árvore não é podada o que faz com que o excesso de folhas entupa a calha de sua propriedade. “Já pedi diversas vezes. O pessoal vem aqui, tira fotos, fala que vai fazer alguma coisa, mas ninguém toma uma providência. Se árvore tombar para o lado da rua, além fechar o acesso dos moradores, irá comprometer a fiação elétrica e danificar as residências. Quem vai arcar com os prejuízos?”, questionou. 

Além disso, Jorge aponta outro problema. “Como se não bastasse essa árvore, ainda plantaram mais três da mesma espécie, uma muito próxima à outra. Com o tempo elas vão se enroscar e o espaço será ainda menor. Ninguém faz nada para resolver a situação”, protestou. 

 

Questionada pela Tribuna, a assessoria de comunicação da Prefeitura de Petrópolis informou que em nenhuma das quatro visitas detectou o risco de queda da árvore. Informou ainda que a Companhia de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) possui o laudo para realizar a poda da árvore - que será feita em parceria com a Ampla -, mas não especificou quando o serviço será realizado. A nota não esclarecia, no entanto, o motivo da demora em tomar providências sobre o assunto  e porque nenhum posicionamento foi dado aos moradores da região.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS