Petrópolis, 16 de Abril de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  Desmatamento assusta moradores da Estrada do Moinho, na Mosela

Data: 01/10/2013

 

O corte de árvores na Estrada do Moinho, na altura do número 200, no bairro Mosela, tem assutado os moradores da região. Em três dias, cerca de 15 eucaliptos de aproximadamente 60 anos de idade já foram retirados, totalizando três caminhões cheios do material. Marcelo Soares, que estava realizando o serviço, informou que o trabalho estaria sendo feito para evitar que os galhos das árvores esbarrassem na fiação de energia elétrica. Ao chegar no local, os funcionários não tinham qualquer documento autorizando os cortes.

Segundo Marcelo, o corte das árvores é para evitar um curto-circuito nos fios de alta tensão. “Quando os galhos se enroscam nos fios, há risco de um possível incêndio, por isso nós estamos realizando o serviço”, disse. O trabalho foi interrompido por representantes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). A Secretaria Municipal de Meio Ambiente informou que o diretor de Conservação e Recuperação Ambiental do órgão, Alexandre Maia, esteve pessoalmente no local, onde constatou que a ação já havia sido paralisada.

A empresa concessionária tinha a autorização para o corte de 20 eucaliptos, mas o serviço estava sendo feito de forma imprópria, além de afetar outras árvores da Mata Atlântica. Este tipo de corte deve ser sempre avisado com antecedência à Secretaria de Meio Ambiente, e a motosserra necessita estar regularizada e cadastrada junto ao Ibama. O proprietário da área deverá apresentar toda a documentação necessária para a continuidade do serviço de forma correta.

Vilma de Fátima mora próximo ao local onde as árvores estão sendo cortadas, e para ela a ação tem seus prós e contras. “Nunca é bom desmatar dessa maneira, mas neste caso é necessário que isso seja feito, para evitar possíveis incêndios. Quando venta forte, por exemplo, os galhos que ficam presos na fiação provocam até faíscas”, contou. Os trabalhadores que estão prestando o serviço se encarregam também de colocar os troncos das árvores cortadas nos caminhões, que vão levar o material para ser reaproveitado na construção de mourões –estacas de madeira que servem para a construção de cercas.

 




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS