Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  Internautas devem denunciar má prestação de serviços ao Procon

Data: 26/09/2013

 A velocidade que o consumidor contrata para a internet de sua casa ou trabalho nem sempre corresponde à realidade. Em muitos casos, o internauta paga por uma determinada velocidade e recebe muito menos. Mas o que a maioria das pessoas não sabe é que, desde o fim do ano passado, estão em vigor as novas regras de qualidade da internet fixa estabelecidas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Os consumidores poderão exigir uma “velocidade instantânea” de banda larga, que não poderá ser inferior a 20% da contratada pelo usuário em 95% das medições realizadas.

Em Petrópolis, quem estiver com problemas como este pode denunciar ao Procon. De acordo com o coordenador do órgão em Petrópolis, Thiago Gibrail, empresas de telefonia, que também prestam serviços de internet, estão entre as campeãs de reclamações na cidade.

- Essa é uma falha na prestação de serviço. O consumidor que se sentir lesado deve sim procurar o Procon ou um advogado. Quando chega aqui, nós tentamos resolver a questão sem que vá para o poder judiciário, em 70% dos casos nós conseguimos. Mas, caso contrário, nós encaminhados pra justiça – explicou o coordenador.

Até o ano passado, as empresas não tinham qualquer obrigação em relação à velocidade: o usuário contratava 1MB de velocidade, mas não necessariamente recebia isso. No primeiro ano, a velocidade instantânea será de 20%. Nos 12 meses seguintes, de 30% e, depois, de 40%.

De acordo com o técnico de informática Ângelo Miguel da Silva é possível o internauta ter uma noção da velocidade da internet em sua casa ou escritório através de testes simples. Há sites em que a velocidade é calculada automaticamente, como ohttp://www.rjnet.com.br/ ou http://www.minhaconexao.com.br/, entre outros.

- Nestes sites a pessoa pode ter uma noção da velocidade de download e upload. Normalmente, as pessoas que contratam 10 MB, por exemplo, nunca vão ter essa velocidade o tempo todo, a não ser que contrate os planos de conexão IP fixo, mas esses são muito mais caros – disse ele.

Ainda segundo o coordenador do Procon, quem se sentir lesado pode imprimir a página com as informações sobre a velocidade de sua internet e levar até o órgão, que fica na Rua da Imperatriz nº 264, no Centro, ao lado do Museu Imperial.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS