Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  Mais de 500 pessoas fazem o cadastro para a cirurgia de catarata

Data: 06/09/2013

 Na manhã desta quinta-feira, cerca de 500 pessoas estiveram na quadra de esportes do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Petrópolis – Sisep, na Rua Dr. Sá Earp, no Centro Histórico, em busca de encerrar uma longa espera na fila de pacientes vítimas da catarata. Das mais de 2.500 pessoas que hoje aguardam pela cirurgia no município - algumas há mais de dois anos - ontem, pelo menos 500 delas conseguiram a cirurgia gratuita, por meio do programa Novo Olhar, do governo do Estado. Por meio da Fundação Leão XIII, os pacientes foram cadastrados no programa, examinados e no prazo médio de 40 dias devem passar pelo procedimento cirúrgico.

Este é o caso do vigia noturno Carlos Alberto Tomé, de 58 anos. Ele descobriu a doença a nove meses e ao, longo desse período, vem perdendo progressivamente a visão. Terminar a espera renovou a esperança de quem chegou a ficar em depressão. “Era inviável pagar pela cirurgia, que hoje custa em média R$ 15 mil para cada olho operado na rede particular. Tive de Procurar o SUS (Sistema Único de Saúde) e todo mês ouvia que ainda não tinha vaga para a cirurgia. À medida que fui deixando de reconhecer as pessoas, deixando de poder brincar com o meu neto, fui entrando em depressão. Foi um alívio quando consegui a vaga pelo programa”, comemora.

As vagas para a cirurgia são oferecidas pelo governo do Estado, por meio da Fundação Leão XIII. Depois de passar pela triagem médica, os pacientes que estiveram ontem na quadra da Sisep entraram na última fila de espera para receber um óculos de grau ou a cirurgia de catarata, de acordo com cada caso. 

Segundo o Chefe da Fundação Leão XIII em Petrópolis, Diego Vieira, a demanda por cirurgia de catarata no município hoje é de 2.500 pessoas na fila de espera do SUS. “Conseguimos trazer o programa para a cidade, numa tentativa de amenizar o problema. O governo do estado nos ofereceu 300 cagas. Diante da lista que temos, fui até o Rio de Janeiro, me reunir com o presidente da Fundação Leão XIII e conseguimos mais 200 vagas”, explica.

Para ter direito a fazer parte do programa os pacientes precisam atender a dois pré-requisitos: ter mais de 40 anos e ganhar até 2 salários mínimos. O projeto conta com a parceria da Secretaria Estadual do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, da Prefeitura de Petrópolis e da Secretaria de Saúde.

 




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS