Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  Centro de Reabilitação em Petrópolis será o primeiro do Estado do Rio

Data: 06/09/2013

Contemplar um universo de mais de 150 mil pessoas com deficiência é o objetivo da instalação de um Centro de Reabilitação em Petrópolis para ser acessado por mais seis municípios vizinhos. O primeiro no Estado, ele será um programa piloto e será instalado posteriormente em outras regiões fluminenses. A articulação para a criação do centro foi iniciada pela vereadora Gilda Beatriz, presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência da Câmara de Vereadores de Petrópolis, que já conquistou a adesão do prefeito Rubens Bomtempo. A formatação do programa segue em escala estadual conduzida pelo deputado estadual Bernardo Rossi (PMDB) envolvendo as secretarias estaduais de Assistência Social, Educação e Saúde.

Os recursos para a instalação do Centro são do governo federal, dentro do programa Viver Sem Limites que está disponibilizando R$ 7,5 bilhões até 2014. O governo estadual já adeiru ao plano e agora todas as prefeituras fluminenses estão sendo convidadas a também firmarem a parceria, lançamento já marcado para o dia 17 de setembro, no Palácio Guanabara.

- Estamos mobilizando os prefeitos de Petrópolis, Teresópolis, Friburgo, São José do Vale do Rio Preto, Areal, Três Rios e Paraíba do Sul para formamos a parceria que vai trazer o primeiro centro de reabilitação para a região", explica Bernardo Rossi. O centro será mantido com verbas federais, estaduais e municipais e haverá um sistema de transporte entre as cidades para o deslocamento das pessoas em tratamento.

Hoje, o Estado do Rio possui 4 milhões de pessoas com deficiência, mas não tem ainda um centro de reabilitação público. Os tratamentos são oferecidos na ABBR, AACD, instituições particulares e referências no setor, por meio de convênio com o SUS "Bem sucedida, a experiência de Petrópolis será expandida para todo o Estado", completa Bernardo.

Em Petrópolis, 39 mil pessoas possuem algum tipo de deficiência. O tratamento é feito em clínicas conveniadas, em pouco número, dentro e fora da cidade. O deslocamento é garantido pelo município, mas as dificuldades são muitas. "Propondo o centro de reabilitação estamos falando na qualidade da vida da pessoa com deficiência e toda a sua família. Boa parte dos deficientes que não têm autonomia para deslocamentos sozinhos, sobretudo as crianças, precisam dos pais, dos responsáveis. Estando perto de casa todos ganham, quem está em tratamento e família que passa a ter mais tranquilidade", defende Bernardo Rossi.

O centro pode atuar na reabilitação das pessoas que adquiriram deficiência ao longo da vida e tanbém na chamada habilitação, que são as pessoas com problemas congênitos que precisam estar com mobilidade adaptada à realidade do dia a dia.

 - É um anseio de todos que trabalham pela causa, da Comissão na Câmara, do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Petrópolis, de entidades que apoiam e trabalham con deificientes, enfim, de toda a sociedade que sabe que a inclusão é fundamental. Essa articulação em todas as esferas, independente de questões políticas e partidárias é o que a sociedade espera de nós", afirma Gilda Beatriz.

 A mobilização começa com o levantamento nos sete municípios que serão atendidos pelo centro do número de pessoas com deficiência em tratamento, os que precisam de tratamento e ainda não o obtiveram e osdeslocamentos que estão sendo realizados principalmente entre as cidades e a capital. O projeto vai ser confeccionado com a participação de todos os municípios e a realização de fóruns municipais para a sua apresentação.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS