Petrópolis, 29 de Março de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  Ministra cobra emendas para Cultura

Data: 23/11/2012

 A ministra da Cultura, Marta Suplicy, esteve ontem em Petrópolis para participar do 5º Fórum Nacional de Museus, que está sendo realizado no Palácio Quitandinha. Ela pediu que profissionais, estudantes e visitantes de museus cobrem dos deputados federais emendas para o setor, para que novos museus sejam criados e para que os já existentes sejam ampliados. Segundo Marta, o Ministério da Cultura possui um orçamento limitado, quase todo já comprometido com programas.

Pela manhã, a ministra fez uma visita ao Museu Imperial. À tarde, foi ao fórum, onde discursou rapidamente, já que teve que deixar a cidade às pressas para pegar um voo de carreira no Galeão, no Rio, para Brasília. Lá ela se reunirá com parlamentares para pedir emendas ao orçamento de 2013.

 

 A ministra Marta discursa no Fórum Nacional dos Museus


No fórum, ela discursou ao lado do deputado federal Alessandro Molon (PT-RJ) e do presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), José do Nascimento Júnior.
- O orçamento da Cultura é muito pequeno, e o que temos é todo carimbado. Tem recursos em 2013 para os cinemas, por exemplo, o que é ótimo, mas não tem para tudo. As pessoas às vezes acham que deputado não ouve eleitores, mas ouve sim, não é verdade Molon? Eu fui deputada e sei disso. Quem se lembra do deputado em quem votou deve mandar um e-mail falando: “quero uma emenda para o museu”. Não adianta cobrar do Nascimento: “faça isso”, porque não tem dinheiro para tudo. O cobertor é curto – disse Marta.
A ministra afirmou que o Brasil possui hoje 3.260 museus, que, segundo ela, prestam um “serviço público”, pois “representam a diversidade cultural brasileira”. Marta elogiou o 5º Fórum Nacional de Museus.
- O Fórum é um espaço que estimula a criação de redes de informação no setor, cria um intercâmbio entre profissionais e estudantes – disse.
Entre as propostas da ministra para o setor, está a criação da Virada dos Museus, à semelhança do que ocorre com a Virada Cultural. A ideia de Marta é que, durante uma semana, os museus fiquem abertos à população, inclusive durante as madrugadas, gratuitamente.
- Quando se abre alguma coisa de graça para a população, as pessoas vão – disse Marta.

 

 

 

 

 

FONTE: Diário de Petrópolis




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS