Petrópolis, 19 de Abril de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  Banco de sangue faz apelo por doadores

Data: 21/11/2012

 

A preocupação é manter o estoque do banco de sangue com capacidade para atender a demanda do fim do ano./Foto: Roque Navarro.

O Banco de sangue do Hospital Santa Teresa está precisando de doadores de todos os tipos sanguíneos. Neste mês em que se comemora o Dia Nacional do doador de sangue, quem comparecer ao local, além de ganhar o lanche após a coleta, também leva pra casa uma camisa de presente. Para manter o banco abastecido, é necessário que no mínimo 40 pessoas doem sangue por dia, o que não vem acontecendo. Por este motivo, funcionários do banco estão entrando em contato com antigos voluntários para que compareçam e ajudem a reabastecer o estoque.

Para realizar a doação basta ter entre 18 e 65 anos, pesar mais 50kg e estar em boas condições de saúde. O voluntário deve levar também um documento de identificação com foto. Não é necessário estar de jejum, basta não ter ingerido comidas gordurosas nas últimas quatro horas que antecedem a doação.

O banco de sangue do Hospital Santa Teresa funciona de segunda a sexta-feira, de 7h às 14h, aos sábados das 7h às 11h. O endereço é Rua Paulino Afonso, 477, Bingen. No local há estacionamento gratuito para os doadores. Mais informações sobre a coleta e os cuidados para poder se tornar um voluntários podem ser encontrados pelo telefone: (24) 2245-2324.

Para aqueles que não sabem o que acontece com o seu sangue após ser doado, um exemplo é quando alguém sofre um acidente e perde muito sangue, esta pessoa precisa fazer transfusão para repor o que foi perdido. Além disso, em cirurgias muito longas, ele também é utilizado para garantir e manter a quantidade de sangue necessária no paciente. Algumas pessoas dependem quase que exclusivamente da solidariedade do próximo para sobreviver.

 

Ariane Nascimento

Redação Tribuna




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS