Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  Ex-funcionários da Locanty reclamam direitos trabalhistas

Data: 13/11/2012

 Cerca de 50 ex-funcionários da empresa Locanty realizaram uma manifestação em frente à antiga sede da empresa, na Rua Coronel Veiga. O motivo foi a falta de pagamento da rescisão salarial e do Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço (FGTS), além da baixa na carteira de trabalho. Os profissionais foram demitidos no dia 31 de outubro e, de acordo com eles, até o momento nada foi pago.

Segundo os trabalhadores, hoje (ontem) seria realizada uma reunião com os representantes da empresa, que até o fim da manhã ainda não haviam aparecido. “Nós trabalhamos e fizemos a nossa parte. Agora precisamos assinar a rescisão e receber os nossos direitos. Também precisamos que a empresa dê baixa nas carteiras de trabalho para que possamos dar entrada no seguro desemprego”, disse um ex-funcionário.

No início de outubro, a Prefeitura rompeu o contrato que mantinha com a Locanty, alegando deficiência nos serviços prestados pela empresa, que já havia recebido cerca de R$ 70 mil em multas, além de algumas advertências. Com o fim do contrato, a coleta de lixo ficou prejudicada e os funcionários da empresa começaram a ser demitidos. “Trabalhei na Locanty quatro anos. Não posso ser tratado assim. Preciso receber os meus direitos e ter a minha carteira liberada para conseguir arrumar outro emprego”, protestou outro ex-funcionário.

Os trabalhadores também denunciaram que o pessoal que realizava o serviço de capina estava sem receber há três meses. “Nossos salários já estavam atrasados, antes de nos mandarem embora. Agora estamos neste situação horrível, sem dinheiro e sem ninguém que possa nos dar algum tipo de explicação”, lamentou uma ex-funcionária.

 

Antiga sede da Locanty está sendo ocupada pela nova empresa

Desde o dia 21 de outubro, a Carfilub Logística e Transportes Ltda está realizando o serviço de coleta de lixo na cidade. A empresa foi contratada após o rompimento do contrato com a Locanty por parte da Prefeitura. Desde então, a Carfilub está ocupando o mesmo local onde funcionou a Locanty, na Rua Coronel Veiga, no Centro.

Ontem, durante a manifestação dos ex-funcionários, o gerente da Carfilub, Pedro Camões, informou que cedeu uma sala da empresa para que os representantes da Locanty recebessem os trabalhadores. “Não temos nada a ver com essa questão dos funcionários e dos pagamentos. Apenas emprestamos um espaço para que os encontros fossem realizados”, disse.

Segundo Pedro Camões, a Carfilub reaproveitou cerca de 150 funcionários da Locanty. “Os motoristas e o pessoal da coleta foram recontratados. Só não ficamos com os profissionais da capina, essas pessoas faziam parte de um outro contrato onde não fomos incluídos”, disse. Ao todo, 58 profissionais realizavam os serviços de capina.

O gerente também informou que parte dos caminhões usados pela Locanty também está sendo utilizada pela Carfilub. “Estamos reaproveitando esses veículos que eram contratados pela Locanty para manter os serviços”, ressaltou. O contrato da Prefeitura com a nova empresa tem duração de três meses, e o valor é de R$ 3.854 milhões.

 

Redação Tribuna



 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS