Petrópolis, 29 de Março de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  Votos brancos, nulos e abstenções batem novo recorde em Petrópolis

Data: 30/10/2012

 Os votos brancos, nulos e abstenções bateram, neste segundo turno das eleições em Petrópolis, novo recorde, chegando a 36% do eleitorado da cidade. No primeiro turno deste ano, o índice foi de 30%. A proporção de eleitores que não escolhem um candidato a prefeito em Petrópolis vem aumentando desde 2000.

 

Para o prefeito eleito, Rubens Bomtempo, o alto número de petropolitanos que não quiseram votar em nenhum candidato neste domingo reflete uma realidade nacional.

- A imprensa criminalizou muito a política. A sociedade acha que a grande maioria dos políticos é formada por criminosos. Se a população começa a achar isso, ela não vai querer participar. E isso só interessa aos poderosos – disse Bomtempo.

 

Em 2000, 20% dos eleitores votaram em branco, nulo ou se abstiveram. O percentual caiu, em 2004, para 19%. Em 2008, voltou a subir, chegando a 27%, tanto no primeiro quanto no segundo turno. Já em 2012, o índice chegou a 30% no primeiro turno, e a 36% no segundo turno.

 

São 241.400 petropolitanos aptos a votar. Desses, foram 7.806 votos em branco neste domingo – 3% do total de eleitores – e 23.328 votos nulos – quase 10% do total. No entanto, o dado que mais chamou a atenção foi a quantidade de abstenções – 54.480, ou 23% do total de aptos a votar, cerca de 10 mil faltas a mais do que no primeiro turno –, índice maior do que o nacional, de 19%.

 

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Carmén Lúcia, disse na noite de domingo que a abstenção de 19% registrada no segundo turno das eleições municipais em todo o país é preocupante. No primeiro turno, o índice foi de 16,4%. Ela disse que, agora, cabe tanto aos órgãos da Justiça Eleitoral quanto a especialistas e cientistas políticos fazer avaliações sobre os motivos que levaram os eleitores a comparecer menos às urnas.

 

 

 

 

 

FONTE: Diário de Petrópolis




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS