Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  Seca no Lago do Parque São Vicente

Data: 10/10/2012

 

 

Já é possível ver uma grande faixa de areia no lago. Os peixes estão morrendo Foto de Alexandre Carius

Devido a um ato de vandalismo ou por já estar deteriorada, a comporta do lago que fica na parte alta do Parque São Vicente não está sendo suficiente para impedir o vazamento da água. Com menos de um metro de profundidade, uma faixa de areia de quase dez metros de largura já está à mostra e os peixes, a maioria carpas, estão morrendo. A falta de chuva tem agravado ainda mais a situação.

 

Segundo moradores, eles começaram a perceber que a água estava diminuindo há cerca de uma semana. “E agora os peixes estão confinados num único ponto do lago e, além disso, podem estar sendo arrastados pela correnteza e não sabemos ao certo onde irá desembocar”, salienta Carlos Henrique, que trabalha numa residência da região, destacando que se providências não forem tomadas com urgência toda a vida aquática do lago pode ser extinta.

O vazamento ainda não foi sanado, e a cada dia o nível da água está mais baixo. Em alguns pontos, a profundidade da água não chega a cinco centímetros. “E, na parte mais funda, que no nível normal tem aproximadamente 70 centímetros, hoje está abaixo de dez centímetros. Sem saber qual órgão procurar, moradores já teriam alertado tanto a Comdep quanto a Secretaria de Obras sobre o problema, mas ainda aguardam as providências.

A Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) informa que há um mês realizou limpeza no lago, onde plantou mudas de flores no jardim do entorno, e não foi verificado nenhum problema, mas ainda assim irá encaminhar uma equipe ao local para verificar a situação atual.

 

 

 

FONTE: Tribuna de Petrópolis




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS