Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  Projeto petropolitano vai participar da Rio+20

Data: 13/06/2012

O Projeto Recicla Tecido, da organização não-governamental Comando da Paz, estará participando da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. Em parceria com a Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Setrac) e o apoio da Cruz Vermelha Brasileira do Estado do Rio de Janeiro – Filial Petrópolis, o projeto será apresentado amanhã, dia 14, no Espaço Arena da Barra, Auditório ARN3, a partir das 15h15.

Para a coordenadora do Recicla Tecido, Cláudia Martins, a participação na conferência é uma grande oportunidade para levar o projeto para todo o Brasil e também para o mundo. “Vamos apresentar o projeto para empresários e conferencistas de vários países. Além disso, vamos poder estar em contato com a imprensa nacional e internacional divulgando o que está sendo feito na nossa cidade em termos de educação ambiental”, disse.

O projeto foi inscrito no site da ONU no fim do mês de maio por uma das coordenadoras , Sandra Gioia. O convite para participar da conferência veio dois dias depois da inscrição. “Foi uma surpresa, ficamos em choque. Vamos levar o projeto para a Rio+20, uma conferência da ONU. Isso é maravilhoso”, festejou.

O Recicla Tecido tem como principal objetivo a capacitação e aprendizagem de moradoras de comunidades carentes do município, além de propor uma alternativa ecologicamente correta e economicamente viável. Ao todo, 53 mulheres – que fazem parte do cadastro único da Setrac – estão aprendendo o ofício de corte e costura. O material utilizado vem de doações de confecções e malharias, que ao invés de descartar os retalhos (resíduos sólidos) de forma irregular doam o material para o projeto. Os retalhos doados são utilizados na fabricação de colchas, mantas, edredons e ecobags.

Segundo Cláudia Martins, 15% do que é produzido nas confecções (são cerca de duas mil em todo o município) é descartado de forma irregular, diminuindo o tempo de vida do aterro sanitário de Pedro do Rio. “Todo esse material que é desperdiçado pode virar fonte de renda e ajudar famílias carentes. É esse o nosso propósito, levar consciência ecológica e educação ambiental e também proporcionar qualidade de vida para essas mulheres em risco social”, comentou Cláudia.

O curso de capacitação começou há um mês, mas o projeto vem sendo desenvolvido desde janeiro de 2011, após a tragédia que atingiu as cidades da Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro. “Fui buscar parcerias para desenvolver o projeto, consegui ajuda de empresários, de voluntários e da prefeitura, que me cedeu o espaço e disponibilizou as máquinas. Foi um ano de luta para tornar o projeto realidade”, disse.

Os cursos são realizados duas vezes por semana, na parte da manhã e à tarde. O projeto está sendo desenvolvido na Rua Visconde de Bom Retiro, no Centro. As aulas são ministrados por voluntários e ao fim do curso será concedido um certificado para as alunas. “Elas vão sair do projeto prontas para o mercado de trabalho e também com uma visão diferente da vida”, ressaltou Cláudia.

A Rio+20 começa hoje e marca o 20º aniversário da Eco92, que ocorreu no Rio de Janeiro em 1992, e o 10º ano da Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável ocorrida em Johanesburgo, em 2002. A conferência da ONU reunirá chefes de estado e de governo e tem como objetivo assegurar um comprometimento político renovado para o desenvolvimento sustável, além de abordar os novos desafios e avaliar o progresso feito até o momento e as lacunas que ainda existem na implementação dos resultados dos principais encontros sobre meio ambiente.

Os dois temas em foco na conferência serão: a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza; e a constituição do seu quadro institucional. A ideia da realização dessa conferência no Brasil foi do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que, em 2007, fez a proposta para a ONU.

 

Janaína do Carmo

Redação Tribuna




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS